Rio2C divulga programação de olho, também, na Capital Mundial do Livro
PublishNews, Redação, 28/03/2025
Nos últimos anos, o evento de criatividade também abriu espaço para a indústria editorial​, realizando sessões de Pitching e reservando espaços na programação para assuntos relacionados à escrita e à produção de livros

Evento de lançamento da programação do Rio2C 2025 foi realizado em Copacabana | © Rio2C
Evento de lançamento da programação do Rio2C 2025 foi realizado em Copacabana | © Rio2C
Pautado pelo tema The Edge of Perfection (No Limiar da Perfeição), o Rio2C, considerado o maior encontro de criatividade da América Latina, anunciou nesta semana a programação completa da sua 27ª edição, que ocorre entre os dias 27 de maio e 1º de junho, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ). Nos últimos anos, o evento também abriu espaço para a indústria editorial, realizando sessões de Pitching e reservando espaços na programação para assuntos relacionados à escrita e à produção de livros.

“O tema da edição de 2025 busca abrir espaço para diálogos sobre como a perfeição – e a sua busca – impactam diversas áreas da sociedade, como arte, ciência, cultura, negócios e meio ambiente. Buscamos investigar as oportunidades, os dilemas e possíveis desigualdades que podem surgir quando a tecnologia desafia os limites da humanidade. Como equilibrar eficiência com autenticidade? Até onde essa busca vale a pena? Quais os limites éticos? E o que se perde nesse caminho? São questionamentos como esses que buscaremos abordar ao longo da nossa programação”, explica Rafael Lazarini, criador e CEO do Rio2C.

Somente no ano passado passaram pelo Rio2C durante os seis dias do evento cerca de 50 mil pessoas – das quais 1.663 palestrantes de 36 países – e foram realizadas 1.239 reuniões em rodadas de negócios. Dividido em quatro eixos – Summit, Conferência, Mercado e Festival – , aborda temas transversais que passam pelo audiovisual, música, moda, literatura, esporte, game, ciência, meio ambiente, educação, trabalho, tecnologia, marcas e propaganda, design, arquitetura e urbanismo.

O evento conta com 21 palcos multidisciplinares, além dos palcos exclusivos de mercado.

Espaço Mercado e rodadas de negócio

Um dos pilares do Rio2C, o espaço Mercado movimenta centenas de milhões de reais a cada ano, fomentando a realização de negócios e o desenvolvimento de conteúdos, abrindo postos de trabalho e criando oportunidades para os setores audiovisual, editorial, musical e de games. Nesta edição, serão 483 executivos, players e investidores, 1.072 projetos inscritos nos pitchings e 1.075 projetos nas rodadas de negócios. Para completar, serão abertas em breve novas oportunidades como mentoria, masterclasses e workshops, além de um novo pitching para influenciadores.

As rodadas de negócios também impulsionam a indústria criativa com reuniões exclusivas para a apresentação de projetos aos maiores players globais. Mais de mil profissionais do mercado audiovisual, editorial, musical e de startups participam desses encontros. Além disso, uma plataforma exclusiva de matchmaking, o My Rio2C, facilita o agendamento de reuniões, o monitoramento de submissões de projetos, a compra de ingressos, a gestão da rede de networking e o acesso a um banco de dados de talentos.

Pitchings

Nesta modalidade, produtores, realizadores, criadores, artistas e escritores defendem projetos em formato de pitching perante uma banca composta por importantes nomes do mercado, bem como uma plateia de compradores, investidores e executivos do mundo inteiro.

  • Pitching Industry: oferece aos produtores a oportunidade de apresentar seus projetos a uma banca especializada e a uma plateia de profissionais do mercado audiovisual. Os projetos selecionados participam de sessões presenciais durante o evento, recebendo treinamento prévio para aprimorar suas apresentações.
  • Pitching Talent: conecta criadores de conteúdos independentes com produtores e players do mercado audiovisual. Os participantes, que podem ser pessoa física ou jurídica, terão a oportunidade de apresentar suas ideias originais para produtoras e players (executivos de plataformas de streaming, distribuidoras, agregadoras, canais de TV e outros), com projetos voltados a podcast, doc factual, ficção e animação.
  • Pitching de Startups: o Mercado de Inovação do Rio2C busca negócios de impacto que estejam engajados com um ou mais dos 17 (ODS) objetivos de desenvolvimento da ONU e alinhados às verticais da economia criativa. É focado em 3 verticais: audiovisual e games, música e entretenimento e marketing.
  • PitchingShow – o Rio2C se tornou a maior plataforma de lançamento de novos artistas da América Latina e reúne os principais profissionais da indústria da música - gravadoras, rádios, plataformas digitais, empresários, curadores de festivais e jornalistas – para descobrirem os próximos grandes nomes do mercado. Com inscrição gratuita e logística paga pelo Rio2C, os 12 artistas escolhidos pela comissão da música e por voto popular fazem um pocket show para quem efetivamente pode mudar suas carreiras.
  • Pitching Editorial: com o Rio recebendo o título de Capital Mundial do Livro em 2025, o Rio2C reforça suas ações com o Pitching Editorial, que visa a conexão entre autores, agentes literários, editoras e players do audiovisual. O objetivo da iniciativa é fomentar negócios no setor editorial, estabelecendo pontes entre autores independentes e agentes de editoras, conectando obras literárias ao segmento audiovisual para adaptações.

Prêmio

Pelo segundo ano consecutivo, o Rio2C e a ABRA (Associação de Autores Roteiristas) vão premiar séries, curtas, longas e docs, celebrando quem faz o audiovisual brasileiro.

Festival

No fim de semana, o evento abre as portas para o futuro profissional da indústria criativa e realiza a aproximação de novos talentos com executivos do mercado através de workshops, paineis, masterclasses e diferentes dinâmicas. O Festival traz temas e nomes como Hugo Gloss, Foquinha e Leão Lobo, que falam sobre como o jornalismo de celebridades se reinventa em um mundo onde a informação se molda à velocidade dos likes. Bruno Gagliasso e Leandra Leal contam como usam a arte como ponte de transformação da sociedade. Bianca Comparato e Raphael Montes mostram como construir grandes vilões, enquanto a narradora Natalia Lara oferece um workshop de narração esportiva.

Os palcos contam com uma programação com a presença de atletas, influenciadores, executivos, CMOs, gamers e biólogos, além de profissionais de RH, sustentabilidade e outros segmentos. Experiências de marcas com games, realidade virtual e aumentada, shows de música e iniciativas voltadas ao mapeamento e impulsionamento de novos talentos estão entre os outros atrativos do fim de semana.

Clique aqui para ver a programação completa.

[28/03/2025 10:40:00]