Novo conceito da Bienal do Livro Rio 2025 reforça presença de marcas de fora do mercado editorial
PublishNews, Redação, 11/03/2025
Formato inovador de parque de diversões literário – Book Park – consolida o festival como um canal de experiências imersivas para público amplo e diverso

Faltando pouco mais de um mês para o Rio de Janeiro receber oficialmente o título de Capital Mundial do Livro 2025 – em 23 de abril –, a Bienal do Livro Rio (13 a 22 de junho) anuncia que pretende extrapolar o diálogo entre as diferentes narrativas, trazendo as histórias embaladas por um novo conceito de Book Park. A ideia é que a novidade amplie ainda mais as possibilidades de ativação para marcas não endêmicas ao mercado editorial – ou seja, não relacionadas diretamente com o setor do livro.

Assim como a Shell Brasil – que abraça a cota Apresenta –, grandes marcas de diferentes segmentos renovaram sua presença no festival, como Itaú, Suzano e BIC – fato que, segunda a organização, comprova a relevância do evento e o retorno sobre a participação. Além disso, empresas como Faber-Castell, Grupo Cataratas, Paper Excellence, o app de livros Skeelo e o operador portuário MultiRio se juntam ao time de apoiadores. Muitos dos patrocinadores também participarão do evento oferecendo experiências aos visitantes.

Espaços como o “Palco Apoteose”, que terá uma curadoria conjunta formada por Thalita Rebouças, Clara Alves, Rosane Svartman e Clélia Bessa, e a “Praça Além da Página” – um ponto de encontro para leitores compartilharem histórias, viverem desafios literários e explorarem a literatura de forma imersiva e interativa – terão os naming rights da Shell Brasil, que também assina a Cota Sustentabilidade, cuja missão é a neutralização de carbono e descarte responsável de resíduos.

A Suzano, por exemplo, volta à Bienal, desta vez festejando os 25 anos do Café Literário, que tradicionalmente concentra as discussões mais profundas, com curadoria composta por nomes de peso como Lázaro Ramos, Flávia Oliveira, Luiz Antônio Simas, Pedro Pacífico (Bookster) e Bianca Ramoneda.

Já a Paper Excellence está patrocinando a Praça de Autógrafos e uma das grandes novidades desta edição: o Labirinto de Histórias, espaço interativo onde os livros ganham vida de forma lúdica. Além disso, ainda haverá um “Escape Room” temático patrocinado pelas editoras, oferecendo uma experiência imersiva inédita. Há ainda finalização de contratos com uma concessionária de energia e uma empresa de telefonia.

“A Bienal do Livro Rio é um grande momento de celebração da experiência leitora e traz um impacto muito significativo para o mercado literário, mas também já o transcende. Assim como outros grandes festivais relacionados à música, geek e games, estamos cada vez mais nos posicionando como plataforma valiosa de associação e valorização de marcas. A diferença muito especial aqui é que nossos produtos são o livro, as histórias e narrativas, a cultura e a relação das pessoas com esse universo literário”, destaca Bruno Henrique, diretor de Marketing e BI da GL events Exhibitions, organizadora da Bienal em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

Apresentada pelo Ministério da Cultura e Shell Brasil, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Bienal do Livro Rio 2025 vai acontecer no Riocentro, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Além das marcas já confirmadas, outras negociações estão em andamento e prometem trazer ainda mais novidades para o evento, ampliando o impacto e a diversidade de ativações no Book Park.

A expectativa é de que novos patrocinadores e apoiadores sejam anunciados nos próximos meses.

[11/03/2025 08:00:00]