Feira de Londres inicia com foco na IA, áudio e na difusão da leitura entre os jovens
PublishNews, Talita Facchini, 11/03/2025
Maior feira de publicação em língua inglesa ocorre até quinta (13), com a expectativa de superar os números pré-pandemia; áudio ganhou espaço maior para discussões, assim sessões que buscam encorajar jovens leitores

Evento espera receber mais de 30 mil visitantes | © Divulgação
Evento espera receber mais de 30 mil visitantes | © Divulgação

A Feira do Livro de Londres – maior feira de publicação em língua inglesa – inicia sua edição de 2025 nesta terça (11), novamente no Olympia London, que passou por reformas nos últimos anos. Nesta edição, a Feira espera superar os números pré-pandemia, recebendo mais de 30 mil participantes e 845 expositores. Ainda assim, a previsão é de que o local retorne à capacidade máxima apenas em 2027.

Se em 2024 a LBF focou nos temas da inteligência artificial, produção de audiolivros, sustentabilidade e exportações de livros de língua inglesa, este ano o foco continua na IA, no áudio e em iniciativas de leitura para jovens.

Só em relação ao áudio, mais de dez sessões discutirão como expandir o segmento – que já vem crescendo nos últimos anos na maioria dos mercados internacionais, inclusive no Brasil –, a aposta do Spotify no setor, o futuro da narração, como transformar o conteúdo em áudio, estratégias de produção e distribuição, e a revolução do podcast.

A Feira de Londres contará ainda com a primeira conferência acadêmica e profissional de publicação, que ocorre simultaneamente à programação principal. Além disso, o International Rights Center também viu uma expansão significativa, chegando a quase 550 mesas.

Com a expansão dos espaços da feira no Olympia London, nesta edição o Brasil também terá um espaço maior no evento. O estande brasileiro – iniciativa da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Brazilian Publishers (BP) – cresceu de 48m² para 56m². A programação inclui o já tradicional matchmaking, que facilita conexões estratégicas entre editoras brasileiras e internacionais, além do Caipirinha Hour, uma ação de networking que leva um toque da cultura brasileira a Londres. A expectativa de negócios para 2025 é de US$ 300 mil.

[11/03/2025 08:00:00]