Apanhadão: Panorama das livrarias independentes em São Paulo
PublishNews, Redação, 05/03/2025
Veja também: Chimamanda Ngozi Adichie comenta política de imigrantes nos EUA e lista de livros para conhecer a gastronomia brasileira

De 2019 para 2025, a cidade de São Paulo ganhou 25 novas livrarias independentes | © Freepik
De 2019 para 2025, a cidade de São Paulo ganhou 25 novas livrarias independentes | © Freepik
De 2019 para 2025, a cidade de São Paulo ganhou 25 novas livrarias independentes. O Estado de S. Paulo conversou com livreiros desses novos negócios para saber mais do balanço dessas livrarias. Segundo reportagem de Leonardo Neto, esse fenômeno ocorre ao mesmo tempo em que as pesquisas apontam para o crescimento das vendas on-line de livros.

Para a Folha de S. Paulo, Marcelo Rubens Paiva escreve a coluna Eunice Paiva ainda está aqui, em que dá detalhes de rotina na pandemia e dá uma amostra de material de novo livro. Ainda sobre a obra, o jornal O Globo fez uma reportagem que conta o porquê de Marcelo Rubens Paiva decidir contar a história de sua família e de sua mãe. E o Estadão produziu um webstories com sete títulos e obras que aprofundam os temas explorados no filme de Walter Salles. A coluna Tela Plana, da Veja, comentou sobre a audiência do Oscar inflamada no Brasil, por conta da presença e vitória inédita brasileira do filme Ainda estou aqui.

A Folha também repercutiu a fala de Chimamanda Ngozi Adichie sobre a política de imigrantes de Donald Trump. Autora nigeriana lança mundialmente seu novo livro A contagem dos sonhos (Companhia das Letras) no dia 11 de março.

Um artigo publicado no Gazeta do Povo discute por que estamos, coletivamente, perdendo a capacidade de ler livros. O argumento do autor Johann Hari é baseado em entrevistas com especialistas, em que descobriu que a incapacidade de nos mantermos focados não é uma falha individual, mas o resultado de influências externas poderosas que “roubam” nosso foco.

Convidado pelo Nexo, o jornalista e escritor Alexandre Staut indicou cinco livros que ajudam a conhecer melhor a gastronomia brasileira.

A revista Claudia listou sete livros infantis para ensinar crianças sobre igualdade.

E em razão do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, o Correio Braziliense elaborou uma lista com dez obras para ler na data.

[05/03/2025 10:00:00]