Livraria Dois Pontos vira Livraria da TAG
PublishNews, Talita Facchini, 27/02/2025
Livraria online terá catálogo composto majoritariamente por títulos que integram os clubes de leitura da TAG, além outras obras do mercado que dialogam com os títulos enviados aos associados

A partir desta quarta (26), a Livraria Dois Pontos passa a se chamar Livraria da TAG. A mudança reflete um novo direcionamento para o catálogo do negócio, que será majoritariamente focado nos títulos que fazem parte do clube de leitura da TAG. A mudança ocorre um ano e meio após as empresas anunciarem a fusão de suas operações.

A livraria segue no formato online, em novo endereço livraria.taglivros.com.

Os livros das assinaturas TAG Curadoria e TAG Inéditos estarão disponíveis na loja online e poderão ser adquiridos por qualquer pessoa, seja associado da TAG ou não. Eles seguirão sendo enviados em primeira mão aos associados e, depois de alguns meses, passam a integrar o catálogo da livraria.

Além destas obras, a loja também comercializará outros títulos de edições de mercado, porém com uma curadoria mais especializada, com catálogo reduzido e mais direcionado, composto por obras que dialoguem e tenham temática parecida com a das obras enviadas nos clubes de leitura. A ideia é oferecer uma experiência melhor para a comunidade, com frete reduzido para todo o país.

Os associados da TAG terão benefício de 15% de desconto em todos os produtos do site, além de redução dos custos de frete em todas as regiões do Brasil.

Gustavo Lembert, CEO da TAG, explica que em um primeiro momento, a Livraria da TAG terá entre 200 e 300 títulos disponíveis, mas que a ideia é ir aumentando aos poucos, até chegar a 1 mil títulos e sem deixar a bibliodiversidade de lado. “Todos os meses trabalhamos com leituras recomendadas e que conversam com os conteúdos que produzimos e entregamos aos nossos associados. Na loja, queremos ter esses livros e tantos outros que vemos que interessam para o nosso público”.

Entre os fatores que influenciaram na mudança da livraria, Lembert cita a difícil competição de preços com gigantes do varejo online e a necessidade de fortalecer a marca da TAG. “Muitas livrarias online vem enfrentando dificuldades e desde a fusão com a Dois Pontos enfrentamos esses desafios, essa alta competitividade, além do alto custo para manter o catálogo. Aproveitamos a fusão para unir as bases, mas entendemos que mesmo com todo o esforço seria uma briga difícil”, comenta. “Além disso, mesmo um ano e meio depois da fusão, muitos assinantes não entendiam direito porque para ter um livro da TAG eles tinham que comprar na livraria Dois Pontos. Essa mudança vem também para simplificar a operação”, resume.

Nascida em 2014, a partir do sonho de tornar o Brasil um país mais leitor, a TAG se firmou, ao longo de uma década, como a maior comunidade literária do Brasil, com dois clubes, TAG Curadoria e TAG Inéditos, com mais de 40 mil associados em todos os estados brasileiros.

Mesmo com um momento difícil no pós-pandemia, a TAG segue crescendo e acompanhando a expansão dos clubes de leitura no país. Segundo Gustavo, a base do clube cresceu mais de 30% em 2024. Em dos fatores para o bom resultado foi o lançamento da collab Bookster, uma parceria com o escritor e influenciador literário Pedro Pacífico. “Queremos lançar novos clubes em parceria, os clubes collabs, como chamamos. No final de março teremos mais novidades”, adianta Lembert.

Para 2025, a TAG espera crescer entre 20% e 30%.

Tags: Dois Pontos, TAG
[27/02/2025 09:00:00]