
De acordo com a Feira, ao longo de sua carreira, Gloria desempenhou um papel fundamental no crescimento internacional das editoras do Reino Unido. Ela coordenou serviços de exportação e administrou o financiamento do Tradeshow Access Programme, ajudando inúmeras pequenas editoras a acessar mercados globais por meio de feiras internacionais – incluindo as feiras de Londres, Frankfurt, Bolonha, Xangai, Pequim, Sharjah, entre outras. Seu trabalho na promoção do setor editorial britânico no cenário internacional também envolveu uma estreita colaboração com o governo do Reino Unido.
A influência de Gloria vai muito além do suporte logístico: ela é amplamente reconhecida por sua "profissionalismo, elegância e serenidade", além de seu "profundo conhecimento, ética de trabalho excepcional e personalidade acolhedora", segundo o comunicado da Feira. Ao dedicar mais de 40 anos ao apoio às editoras ao redor do mundo, Gloria teve um papel essencial no sucesso de empresas de diversos tamanhos e especialidades dentro do setor.
"Quando entrei para a Publishers Association em 1983, nunca imaginei que estava iniciando uma jornada que me levaria a receber este prestigioso reconhecimento da comunidade editorial", disse a homenageada, em nota. "Foi um prazer e uma honra representar as editoras britânicas em mais de 120 edições de feiras internacionais e missões comerciais ao redor do mundo, ajudando empresas de todos os portes a encontrar novos mercados e públicos. Ter desempenhado um pequeno papel no sucesso global do mercado editorial britânico tem sido uma experiência extraordinária. Mas minha maior alegria sempre foram as pessoas com quem trabalhei – meus colegas e membros da Publishers Association, organizadores e participantes das feiras e todos aqueles que conheci ao longo do caminho. Eu guardo com carinho essas memórias e compartilho este prêmio com todos eles".
Reconhecimento do setor
- Adam Ridgway, diretor da Feira do Livro de Londres, declarou:
"Estamos absolutamente encantados em reconhecer a brilhante carreira de Gloria com o Lifetime Achievement Award deste ano. Gloria é um verdadeiro exemplo de dedicação no setor, ajudando editoras britânicas de todos os portes a crescer e expandir seus negócios internacionalmente. Além do impacto profissional, o prêmio também busca destacar indivíduos com ética de trabalho e atitude excepcionais. Ao longo de sua trajetória, Gloria se destacou por sua gentileza e elegância. Colegas e clientes a descrevem como confiável, paciente e acessível, alguém que inspira confiança e torna tarefas complexas mais fáceis. Estamos ansiosos para celebrar esta homenagem tão merecida durante a London Book Fair."
- Dan Conway, CEO da Publishers Association, afirmou:
"Gloria Bailey é admirada e respeitada por todos nós na indústria editorial que tivemos o privilégio de trabalhar com ela ao longo dos anos. Ela serviu às editoras do Reino Unido e internacionais por mais de 40 anos com compromisso, gentileza e energia. Não consigo pensar em alguém mais merecedor deste prêmio tão prestigiado."
- Perminder Mann, CEO da Bonnier Books UK e presidente da Publishers Association, destacou:
"É difícil pensar em alguém mais digno deste prêmio do que Gloria Bailey. Durante suas décadas de serviço à indústria editorial, ela ajudou empresas de todos os tipos a navegar com sucesso pelas feiras do livro internacionais. E ela faz isso sempre com um sorriso no rosto. Gloria é uma força da natureza e um prazer absoluto de se trabalhar. Respeitada e valorizada por todos que a conhecem, ela é uma incrível embaixadora do setor."
- Kate Wilson, CEO da Nosy Crow, complementou:
"Gloria combina um profundo conhecimento do setor com qualidades pessoais exemplares: ela é confiável, calma, paciente, prática, engajada e gentil. Além disso, é divertida. Ela inspira confiança, parece pensar em tudo e nunca mede esforços para ajudar. É uma das pessoas mais marcantes da minha carreira no mundo editorial."
O Lifetime Achievement Award é concedido pela Feira do Livro de Londres a indivíduos que deixaram uma marca significativa no mundo editorial global. O prêmio é aberto a editores, agentes, editores de texto, scouts, livreiros e qualquer outro profissional do setor, independentemente do país de origem.
Entre os vencedores anteriores do prêmio, estão o brasileiro Luiz Schwarcz (Companhia das Letras), Jorge Herralde (Anagrama), Sonny Mehta (Alfred A. Knopf) e Antoine Gallimard (Éditions Gallimard), entre outros.
Gloria Bailey receberá seu prêmio durante um evento especial durante a Feira, no dia 12 de março de 2025, às 17h30 (horário local), no Main Stage.