O subsetor de livros religiosos apresentou, em 2023, um crescimento nominal de 4,5% nas vendas ao mercado em comparação com o ano de 2022, segundo a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasilleiro. Embora a inflação tenha feito o faturamento se manter no mesmo nível entre 2022 e 2023, o subsetor foi o que apresentou maior crescimento nominal – a frente de didáticos, obras gerais e CTP –, num ano em que livros devocionais e outras obras religiosas “romperam” a bolha das livrarias especializadas e chegaram às lojas comuns, ostentando números nas listas de mais vendidos, vencendo Prêmio PublishNews e chamando atenção do mercado como um todo.
O ano passado também viu uma consolidação de um novo e forte subgênero, o da ficção cristã, e um dos seus maiores sucessos é justamente o livro best-seller Corajosas (Mundo Cristão), de Thaís Oliveira, Maria S. Araújo, Arlene Diniz e Queren Ane. Segundo a editora, o subgênero teve um crescimento de 5000% entre 2022 e 2024. Também por causa desse movimento, em 2024 a MC retorna à Bienal do Livro Rio, de 13 a 22 de junho, com estande próprio depois de 17 anos. As celebrações das seis décadas incluem, ainda, a modernização da identidade visual com a nova logo e uma extensa agenda de eventos.
"60 anos não é pouca coisa", diz o CEO Mark Carpenter. "A gente começou em 1965 com a recém-instalada ditadura militar no Brasil. Com as notícias do golpe, nosso fundador norte-americano, Peter Cunliffe, quase voltou para os EUA. Ele trabalhava com a revista Christian Life e foi enviado ao Brasil para fundar uma versão brasileira da revista. Mas a empresa americana teve uma dificuldade financeira, mas ele se apaixonou pelo Brasil e viu o potencial do mercado brasileiro, pediu demissão e juntou alguns amigos para criar a editora", contou.
"Existe um potencial de comercialização desses livros que está fora do rastreamento dos canais comerciais comuns do mercado editorial. Mesmo que veículos como o PublishNews apontem, especialmente desde o ano passado, a presença de livros religiosos nas listas de mais vendidos, o curioso é que aquilo que aparece é apenas uma fração do que é de fato vendido", analisa o diretor de operações Renato Fleischner. "É bem evidente que houve uma transformação positiva na profissionalização das editoras religiosas. Hoje, várias editoras investem na qualidade do produto, isso é uma exigência do mercado. A princípio a publicação de conteúdo cristão já tem por trás uma comunidade muito grande. Então além da profissionalização, o alcance das redes sociais para o segmento é também muito importante".
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Indicações:
Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?