Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #359 – O mercado religioso e os 60 anos da Mundo Cristão
PublishNews, Redação, 17/02/2025
Mark Carpenter e Renato Fleischner conversam conosco sobre a história da editora e de seu crescimento, sobre o mercado religioso e seus fenômenos e sobre seu público

No Podcast do PublishNews desta semana conversamos com representantes do subsetor do mercado editorial que apresenta um crescimento consistente nos últimos anos: o de livros religiosos. Os convidados, além dos números positivos, também comemoram os 60 anos de sua casa: a Editora Mundo Cristão. O CEO Mark Carpenter e o diretor de operações, Renato Fleischner, conversam conosco sobre a história da editora e de seu crescimento, sobre o mercado religioso e seus fenômenos, como os devocionais, as Bíblias e a ficção cristã e sobre seu público.

O subsetor de livros religiosos apresentou, em 2023, um crescimento nominal de 4,5% nas vendas ao mercado em comparação com o ano de 2022, segundo a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasilleiro. Embora a inflação tenha feito o faturamento se manter no mesmo nível entre 2022 e 2023, o subsetor foi o que apresentou maior crescimento nominal – a frente de didáticos, obras gerais e CTP –, num ano em que livros devocionais e outras obras religiosas “romperam” a bolha das livrarias especializadas e chegaram às lojas comuns, ostentando números nas listas de mais vendidos, vencendo Prêmio PublishNews e chamando atenção do mercado como um todo.

O ano passado também viu uma consolidação de um novo e forte subgênero, o da ficção cristã, e um dos seus maiores sucessos é justamente o livro best-seller Corajosas (Mundo Cristão), de Thaís Oliveira, Maria S. Araújo, Arlene Diniz e Queren Ane. Segundo a editora, o subgênero teve um crescimento de 5000% entre 2022 e 2024. Também por causa desse movimento, em 2024 a MC retorna à Bienal do Livro Rio, de 13 a 22 de junho, com estande próprio depois de 17 anos. As celebrações das seis décadas incluem, ainda, a modernização da identidade visual com a nova logo e uma extensa agenda de eventos.

"60 anos não é pouca coisa", diz o CEO Mark Carpenter. "A gente começou em 1965 com a recém-instalada ditadura militar no Brasil. Com as notícias do golpe, nosso fundador norte-americano, Peter Cunliffe, quase voltou para os EUA. Ele trabalhava com a revista Christian Life e foi enviado ao Brasil para fundar uma versão brasileira da revista. Mas a empresa americana teve uma dificuldade financeira, mas ele se apaixonou pelo Brasil e viu o potencial do mercado brasileiro, pediu demissão e juntou alguns amigos para criar a editora", contou.

"Existe um potencial de comercialização desses livros que está fora do rastreamento dos canais comerciais comuns do mercado editorial. Mesmo que veículos como o PublishNews apontem, especialmente desde o ano passado, a presença de livros religiosos nas listas de mais vendidos, o curioso é que aquilo que aparece é apenas uma fração do que é de fato vendido", analisa o diretor de operações Renato Fleischner. "É bem evidente que houve uma transformação positiva na profissionalização das editoras religiosas. Hoje, várias editoras investem na qualidade do produto, isso é uma exigência do mercado. A princípio a publicação de conteúdo cristão já tem por trás uma comunidade muito grande. Então além da profissionalização, o alcance das redes sociais para o segmento é também muito importante".

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
No episódio, convidados discutem a importância do evento para a literatura da região, a programação voltada para jovens, a acessibilidade e os resultados de vendas
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Escritor compartilha sua jornada literária, temas que valoriza na literatura e o processo de encontrar uma voz no processo de escrita
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Há uma grande possibilidade se abrindo, com um uso de uma IA ética e responsável, que contribua para incluir alunos com necessidades especiais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
Ao apoiar um desfile, a Estante Virtual sinaliza uma mudança: o livro começa a sair da estante para circular onde as conversas culturais realmente acontecem
Nesta semana, a Área Indie traz obra finalista do Prêmio Jabuti 2025
Não basta traduzir a realidade em imagens mais acessíveis: é preciso criar experiências que humanizem, que provoquem e que permaneçam
Uma coisa que me faz ter certeza de meu espaço no meio literário é minha condição de leitor. Não me considero um escritor.
Paulo Scott
Escritora brasileira

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar