
Ainda no ano passado, a edição com a Editora Vida se tornou a mais vendida do ano nas livrarias contabilizadas na Lista de Mais Vendidos do PublishNews. Nas 21 lojas e redes contadas então, o livro vendeu cerca de 90 mil exemplares – apenas uma parcela do total, que não conta os números, por exemplo, da Amazon, dos e-commerces próprios e de eventos realizados fora de livrarias.

É bom lembrar que três categorias do Prêmio PublishNews estão com as inscrições abertas: Profissional de Marketing e Vendas do Ano, o Prêmio Skeelo de Inovação do Ano e o Prêmio Catavento, voltado para livrarias e livreiros. Clique aqui para saber mais sobre o Prêmio PublishNews.
A trajetória editorial do autor
Junior Rostirola nasceu em um ambiente humilde em Itajaí, Santa Catarina, e conta que teve uma infância difícil, por conta de um pai alcoólatra e extremamente violento. Um ciclo terrível de abusos e agressões, com violência física e ameaças de morte dentro de casa, e bullying na escola, o fez abandonar os estudos aos 13 anos – retomados anos mais tarde, quando o autor, já convertido ao cristianismo, formou-se em Teologia. Posteriormente, ele fundou a própria igreja, a Reviver, que hoje conta com 7 mil fiéis em Itajaí.
Já com a trajetória de pastor mais ou menos estabelecida, em algum momento dos anos 2010 Junior teve a ideia de lançar de forma independente um diário devocional – ele escreveu, editou e mandou imprimir o livro, mas talvez a falta de experiência no campo editorial impediu o projeto de dar certo. Anos mais tarde, ele conheceu o editor Sergio Henrique de Lima, da Editora Vida, que o convidou a contar sua história pessoal – o convite resultou no livro Encontrei um pai, lançado pela Vida em 2019. “Eu devo muito ao Sérgio, sou muito grato, porque na vida você encontra pessoas que realmente acreditam em você, né? Ninguém faz nada grande sozinho, e se fizer, é porque não é grande”, diz Junior em uma ligação com o PublishNews.
Após a primeira experiência enfim bem-sucedida com os livros, Junior conta que respondeu a um chamado divino para retomar o projeto do devocional. A primeira edição de Café com Deus Pai foi publicada pela Vida em 2020 (vendeu 30 mil exemplares, segundo o autor), a segunda em 2021 pela Editora Quatro Ventos (150 mil cópias vendidas), e a terceira em 2022 pela Vida novamente – essa edição alcançou 700 mil cópias, segundo o autor. Em 2023, o autor decidiu por fundar sua própria casa editorial – a Vélos – para lançar a versão 2024, a quarta edição.

Junior fala que em algum momento a demanda pelo livro começou a ultrapassar a oferta, ou seja, o mercado de livrarias “seculares” passou a pedir, principalmente em 2023, exemplares do livro por conta da procura de leitores. “Então editoras que não tinham o costume de entrar em livrarias comuns passaram a entrar com o Café”, diz. Em janeiro de 2023, o livro chegou a ficar 20 dias indisponível, esgotado. Ele conta que com a Vélos se preparou para a demanda de crescimento exponencial.
O autor acredita que um dos principais “motores” do fenômeno editorial é o compartilhamento de experiências entre os leitores. “Eu acredito que o Café com Deus Pai não é apenas um livro. Eu vejo que ele gera uma uma experiência, uma intimidade do leitor com Deus. Nada melhor do que o próprio leitor compartilhar a experiência que ele está vivendo. Os testemunhos que ouvimos é que a partir do momento que os leitores começam a ler o livro, muitas coisas começam a ser transformadas em suas vidas, e automaticamente eles acabam compartilhando com os outros e isso traz mais público ao livro”, analisa.
Ao longo dos últimos meses, Junior e a equipe da editora – cerca de 40 pessoas, lideradas por Michelle, sua irmã – foram aprimorando os processos editoriais e comerciais específicos do setor, trabalhando muitas horas por dia para atender pedidos que começaram com algumas dezenas de livros e hoje chegam a até 30 mil exemplares por pedido. “Sabemos de livrarias que vendem exclusivamente o nosso livro, então é uma felicidade também saber que ele tem até gerado empregos em outros locais”, comenta Michelle.
Além da versão principal, o livro também tem edições voltadas para crianças e adolescentes, e a Editora também produz outros produtos, como canecas e brindes. O projeto se espalhou para outras plataformas – de vídeos no Youtube a um podcast no Spotify – e foi traduzido para o espanhol e o inglês, e uma versão em italiano deve sair em breve. Junior também administra projetos sociais no Brasil e no Haiti, e dá palestras pelo Brasil. Sob qualquer ponto de vista, Café com Deus Pai é um dos maiores sucessos editoriais da história recente do país.