Audiência pública discutiu PNLD para anos iniciais do ensino fundamental; editoras podem contribuir
PublishNews, Redação, 27/01/2025
​Editoras e outros interessados podem continuar colaborando com sugestões para o aprimoramento do edital

Audiência pública discutiu PNLD para anos iniciais do ensino fundamental | © Ascom / FNDE
Audiência pública discutiu PNLD para anos iniciais do ensino fundamental | © Ascom / FNDE
Na sexta-feira (24), o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizaram uma audiência pública para apresentar a minuta do edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) voltado aos anos iniciais do ensino fundamental, ciclo 2027-2030. O evento ocorreu de forma híbrida: no auditório do FNDE, em Brasília (DF), e com transmissão ao vivo pelo YouTube, com debates sobre o papel do livro didático na educação pública.

Durante a audiência, foram detalhados os objetos, as categorias e os eixos do edital, seguidos de sessões para responder a dúvidas e para acolher contribuições enviadas previamente e durante o evento. A gravação completa está disponível no canal do FNDE no YouTube, oferecendo mais uma oportunidade para que os interessados conheçam as diretrizes propostas.

Editoras e outros interessados podem continuar colaborando com sugestões para o aprimoramento do edital. Basta enviarem suas contribuições por meio do formulário disponível no site do FNDE.

A abertura foi conduzida pela coordenadora-geral de Materiais Didáticos do MEC, Jaqueline Melo, que destacou o impacto transformador dos livros didáticos no processo de ensino. Tereza Faria, representante da Coordenação-Geral de Ensino Fundamental (Cogef/MEC), aproveitou a ocasião para lembrar o Dia Internacional da Educação, celebrado nesta sexta-feira, 24 de janeiro, reforçando que “produzir e distribuir livros didáticos para todo o Brasil é uma grande engenharia, de responsabilidade compartilhada”. Faria também enfatizou o valor do livro didático como ferramenta indispensável para garantir o direito à educação.

Tags: PNLD
[27/01/2025 11:00:00]