A história retrata a vida de Esperança, uma menina de sete anos que vive em um vilarejo aos pés de um vulcão. Quando o inesperado acontece e o vulcão entra em erupção, os moradores perderam suas casas e precisam lidar com o impacto de ver seu lar destruído. Unidos pela solidariedade e pela força de uma comunidade resiliente, os personagens nos ensinam que, mesmo em meio a adversidades, é possível reconstruir sonhos e encontrar novos significados para a vida.
O livro digital traz um posfácio assinado pela psicóloga Gabriela Casellato, especialista no suporte a pessoas em luto. A profissional discute sobre a complexidade do desafio enfrentado por quem teve a vida subitamente atingida por uma tragédia, mas que precisa seguir em frente.
"Quando passamos por uma situação muito grave, assustadora e perigosa, precisamos de cuidados especiais para voltarmos a 'funcionar' e seguir a vida", afirma a psicóloga na obra. Gabriela também lembra a importância das histórias como fonte de conforto, mesmo que momentâneo. "Histórias podem ser fontes de acolhimento e compreensão em momentos difíceis. Uma boa história é um abraço invisível", comenta.
Com uma longa trajetória de palestras e encontros em escolas e feiras literárias no Rio Grande do Sul, Ilan Brenman dedica a obra ao povo gaúcho, reforçando a importância da leitura como ferramenta de acolhimento e superação. O autor e o ilustrador cederam os direitos autorais para distribuição gratuita do livro digital junto às famílias, a fim de estimular o diálogo sobre a saúde emocional dos guris.
Link para acesso gratuito ao livro: https://mod.lk/avila