Dança das Cadeiras: Thais Caramico é a nova editora de educação da Boitatá
PublishNews, Redação, 17/12/2024
Jornalista chega com o objetivo de fortalecer vínculos da editora com o universo das literaturas para crianças e jovens; Boitatá completa dez anos em 2025

Thais Caramico, nova editora de educação da Boitatá, selo da Boitempo | © Arquivo pessoal
Thais Caramico, nova editora de educação da Boitatá, selo da Boitempo | © Arquivo pessoal
A Boitatá, que completa dez anos em 2025, acaba de contratar a jornalista Thais Caramico como editora de educação. Com dezenas de obras publicadas, a editora, apelidada carinhosamente de “uma Boitempo para crianças”, traduz seus valores e sua postura em obras que aliam entretenimento e informação, auxiliando os pequenos leitores a se reconhecerem como cidadãos e agentes políticos.

Thais Caramico é jornalista e mestranda em estética e história da arte pela Universidade de São Paulo (PGEHA-USP), onde pesquisa literatura para crianças na perspectiva ecocrítica. Após quinze anos trabalhando em assessorias, multinacionais e veículos de imprensa, como o jornal O Estado de S. Paulo (onde redesenhou o projeto editorial do suplemento infantil, Estadinho, em homenagem a seus 25 anos), especializou-se em livros e literatura infantil e juvenil pela Universitat Autònoma de Barcelona e fundou, em 2015, o Estúdio Voador – que desde então desenvolve narrativas e conteúdos nas temáticas de infância, educação, arte e cultura.

De 2013 a 2019, implementou e coordenou a área de comunicação da editora Brinque-Book, sendo responsável por atuar junto ao marketing e ao editorial, além de idealizar projetos formativos e ações de leitura para escolas e famílias. Foi também membro da Revista Emília, escrevendo artigos e entrevistando importantes nomes em três edições da Feira de Livros de Bolonha.

“Estou superfeliz e honrada em compor a equipe da Boitatá, cujo catálogo eu admiro e acompanho desde seu lançamento. Acredito na infância como uma forma de fabular o mundo, não apenas como uma etapa da vida. Por meio da literatura, a Boitatá oferece ferramentas para uma reflexão sobre a realidade em que vivemos e toda sua diversidade. Assim também espero contribuir, certa de que a arte é capaz de sensibilizar crianças e adultos e, então, promover o pensamento crítico para a construção de uma sociedade mais justa e generosa entre todos os seres viventes”, comenta.

[17/12/2024 09:00:00]