Instituto de Leitura Quindim é premiado com o Troféu Olinto de Oliveira, da Academia Rio-Grandense de Letras
PublishNews, Redação, 16/12/2024
Instituição foi agraciada como a 'Entidade Cultural Destaque de 2024' em cerimônia realizada na última semana, no Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre

Na última quinta-feira (12), o Instituto de Leitura Quindim recebeu o Troféu Olinto de Oliveira, da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL), na categoria "Entidade Cultural Destaque de 2024", em reconhecimento a projetos e iniciativas que contribuíram significativamente para a promoção cultural no Rio Grande do Sul, especialmente nas áreas do livro, da leitura e da literatura.

“Estamos muito felizes com este reconhecimento. Receber o Troféu Olinto de Oliveira, da Academia Rio-Grandense de Letras, como entidade cultural destaque de 2024, no ano em que completamos dez anos de atuação e perdemos a nossa sede, mostra a importância e a resistência de uma instituição voltada para a sociedade”, destacou o presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica.

Volnei Canonica | © Leonardo Buziki
Volnei Canonica | © Leonardo Buziki
No início de novembro, o Instituto de Leitura Quindim foi notificado de que deveria deixar sua sede em até 30 dias. Após mobilização, o projeto conseguiu um espaço temporário no Shopping Villagio Caxias. A parceria vai até 31 de março de 2025.

O evento de entrega do Prêmio Literário Academia Rio-Grandense de Letras também reconheceu outras categorias, como "Escritor do Ano" para Ruy Castro Ostermann e o Troféu Olinto de Oliveira para pessoa física que desenvolveu ações de promoção cultural no estado.

Além disso a Academia premiou os melhores livros nas categorias para a infância, juvenil, romance, conto, crônica, poesia. Todos receberam o troféu criados pelo artista visual Lucas Strey.

Quem foi Olinto de Oliveira:

Olímpio Olinto de Oliveira (Porto Alegre, 5 de janeiro de 1865 — Rio de Janeiro, 22 de maio de 1956) foi um médico e escritor brasileiro. Sempre interessado pela cultura, foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Academia Rio-Grandense de Letras. Colaborou com artigos no jornal Correio do Povo, atuou como musicista e crítico de arte, fundou o Club Haydn em 1897 e o Instituto de Belas Artes em 1908, onde também foi o primeiro diretor. Além disso, idealizou a primeira galeria de arte da cidade, instalada em uma dependência do bazar Ao Preço Fixo.

[16/12/2024 10:00:00]