Apanhadão: Clubes do livro estimulam leitura, vínculos e pensamento crítico
PublishNews, Redação, 16/12/2024
Valor Econômico destaca a expectativa dos editores com o título de Capital Mundial do Livro em 2025 para o Rio de Janeiro, concedido pela Unesco

Clube de leitura do CCBB-RJ | © Alexandre Brum/Clube do Livro CCBB-RJ
Clube de leitura do CCBB-RJ | © Alexandre Brum/Clube do Livro CCBB-RJ
A Agência Brasil utilizou dados da Pesquisa Retratos da Leitura 2024 para falar sobre como clubes de livros podem estimular leitura, vínculos e pensamento crítico. Segundo a professora do Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, os clubes são historicamente espaços de encontro. Eles ocorrem de forma coletiva e dialógica, mesmo quando são organizados por instituições públicas ou privadas. “Os clubes de leitura podem aproximar dos livros aqueles que atualmente se posicionam como não-leitores. Ler com um grupo que se reúne a partir de certas afinidades é um grande estímulo também ao desenvolvimento de uma postura crítica diante dos textos e do mundo, pelo contato com diferentes conhecimentos e múltiplos pontos de vista", ressalta.

O Valor Econômico perguntou para editores quais livros presentear no fim do ano, e aproveitou para prospectar as expectativas do mercado editorial para o ano que vem. Nessa perspectiva, a capital fluminense ganha destaque. Além da bienal prevista para ser realizada em junho, a cidade ostentará o título de Capital Mundial do Livro em 2025, concedido pela Unesco. “Estamos animados”, diz a editora-executiva da Intrínseca, Rebeca Bolite, ao jornal.

No caderno Pensar, do Estado de Minas, os roteiristas do filme Ainda estou aqui, Murilo Hauser e Heitor Lorega, contam como foi a adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva para o filme de Walter Salles. O Globo ainda publicou matérias sobre as celebrações de 500 anos do poeta Luís de Camões, dando detalhes sobre uma nova biografia do escritor português.

A BBC Brasil reproduziu uma matéria que explica por que crianças pequenas gostam de ver os mesmos desenhos e ler os mesmos livros

No Nexo, a convite da seção ‘Favoritos’, a escritora Lilian Dias indica cinco livros para pensar sobre a memória coletiva. Já a revista Gama listou livros para inspirar mudanças em diferentes aspectos da vida. O Estadão também indicou 12 livros para ler neste fim de ano.

Por fim, a Folha publicou uma matéria sobre a nova onda de plaquetes no mercado editorial brasileiro, destacando a versatilidade das publicações, e também resenhou os novos livros da escritora dinamarquesa Solvej Balle lançados no Brasil pela Todavia.

Tags: Apanhadão
[16/12/2024 11:30:00]