Apanhadão da semana: a repercussão do Nobel de Literatura
PublishNews, Redação, 10/10/2025
Veja também: Os finalistas do Prêmio Jabuti e a biblioteca particular de Itamar Vieira Jr

Na última quinta-feira (9), o escritor húngaro László Krasznahorkai foi escolhido como o Prêmio Nobel de Literatura 2025. A imprensa repercutiu a escolha e explorou elementos como a celebrada adaptação cinematográfica da obra de László, na Folha. O Estadão, por exemplo, retomou dados da biografia e das nacionalidades dos últimos vencedores. Considerado um dos azarões nas apostas para vencer o Prêmio Nobel de Literatura, o recém imortal da ABL, Milton Hatoum foi questionado pelo Estadão sobre o vencedor de 2025.

O Prêmio Jabuti também foi um dos protagonistas na cobertura jornalística do livro na semana. As listas de melhor romance e melhor romance de entretenimento chamaram àtenção pela dominância de autores homens, o que gerou uma reportagem na Folha. A comissão julgadora da premiação foi tema de um artigo incisivo do escritor Marcelo Moutinho no jornal, que analisou o corpo de jurados de algumas categorias do Jabuti, com profissionais de fora da área do livro atuando nas escolhas.

O g1 repercutiu uma nota da AFP sobre lançamento livro Javier Milei. No evento, o presidente da Argentina fez um show de rock. O país vive momento de instabilidade política e econômica.

O Estadão visitou a biblioteca particular do escritor Itamar Vieira Junior Na conversa ele cita detalhes de alguns livros relevantes em sua trajetória, e como encheu um caminhão de mudança com seus livros, quando trocou Salvador pelo Rio de Janeiro. O escritor lança em outubro o livro Coração sem medo (Todavia), que encerra a trilogia iniciada em Torto arado.

A coluna Página Cinco, do Uol, listou dicas de livros para o dia das Crianças com foco em jovens leitores, mas também para leitores "marmanjos".

[10/10/2025 10:02:27]