Neste ano, nove autores brasileiros já têm presença confirmada na comitiva oficial: Alexandre Alliatti, Mariana Salomão Carrara, Rita Maria Carelli, Amanda Julieta, Lucrecia Zappi, Djamila Ribeiro, Ana Fátima, Giovanna Carvalho Sant'Ana e José Henrique Bortoluci. O estande exclusivo do Brasil contará com a participação de dez editoras nacionais: Girassol Brasil, Callis, Carochinha, PAE, Global Editora, UNICAMP Press, Panda Books, Mil Caramiolas, VR Editora e CEDIC International/Bombom Books. Esse espaço será estratégico para apresentar o potencial do mercado editorial brasileiro e promover networking entre editoras e profissionais de diversos países.
Já a delegação da CBL é composta por sua presidente, Sevani Matos; a diretora executiva, Fernanda Garcia; a diretora Karine Pansa, que também preside a International Publishers Association (IPA); e a coordenadora de relações internacionais, Rayanna Pereira. A programação da equipe inclui a participação em reuniões estratégicas, como o encontro do Grupo Interamericano de Editores (GIE) no dia 1º de dezembro, e no Congresso da IPA, que ocorrerá de 4 a 6 de dezembro. Outras atividades incluem encontros com editores e profissionais no estande brasileiro durante as Jornadas Profissionais e eventos de networking.
Também haverá mesas de discussão e sessões de autógrafos, abordando temas como a literatura contemporânea, questões sociais e culturais, e a produção literária de mulheres negras. Além disso, no dia 4, às 14h, acontecerá o Caipirinha Hour, um evento especial durante a participação brasileira na FIL 2024. Com o apoio da MVB, o evento será uma oportunidade para os participantes conhecerem um pouco mais sobre a cultura brasileira em um ambiente descontraído.
O Brasil também estará presente com o programa Destinação Brasil e outras atividades no estande, promovendo o intercâmbio cultural e fortalecendo a visibilidade das obras brasileiras no cenário internacional. A participação de Djamila Ribeiro, que discutirá a experiência das mulheres negras no Brasil, marcará o encerramento da programação.
“A participação brasileira na Feira do Livro de Guadalajara é uma oportunidade única para reafirmar nossa presença no cenário literário internacional”, destaca Sevani Matos. “Estar presente neste evento permite que nossos escritores e editoras estabeleçam novas conexões, abrindo portas para futuras colaborações e para o reconhecimento global da produção literária do Brasil”, conclui.
Já Rayanna Pereira ressalta a importância da Feira para a promoção da literatura brasileira no mercado global. “A participação no evento oferece uma plataforma valiosa para divulgar nossas obras, especialmente com a presença de autores como Djamila Ribeiro, Rita Maria Carelli e Alexandre Alliatti, entre outros talentos”, afirma.
Bolonha
O Brasil também tem participações garantidas no programa The Bologna Grand Tour 2024, itinerância da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha (BCBF). Entre os destaques da programação, estão a participação de Dolores Prades (diretora do Instituto Emilia e consultora da Feira de Bolonha para a América Latina) e da autora e ilustradora Rita Carelli.
O programa organizado para a feira mexicana inclui ainda o retorno do Illustrators Survival Corner: cinco dias de eventos dedicados aos ilustradores e à sua arte, organizados pela BCBF em parceria com a Mimaster Illustrazione. Uma das iniciativas mais aguardadas é a primeira edição do novo Bologna Portfolio Award. Esse prêmio, criado pela feira italiana, tem como objetivo reconhecer o portfólio como uma ferramenta essencial para a profissão de ilustrador, fundamental para acessar novas oportunidades de trabalho e o principal veículo de comunicação entre ilustradores e seus clientes.
A escolha de Guadalajara para o lançamento do prêmio reflete o apoio da BCBF aos jovens talentos da ilustração na América Central e do Sul, uma região que, há algum tempo, vem demonstrando seu potencial criativo e de desenvolvimento no cenário editorial internacional. Os ilustradores latino-americanos têm conquistado inúmeros prêmios e reconhecimentos na BCBF e nos principais eventos de ilustração do mundo.
Alguns exemplos incluem os brasileiros Bruno de Almeida, jovem ilustrador selecionado para criar a identidade visual da BCBF 2025; Henrique Moreira, vencedor do Prêmio Internacional de Ilustração Bologna Children’s Book Fair - Fundación SM 2024; a peruana Issa Watanabe, vencedora da categoria de Ficção do BRAW 2024; e a chilena Paloma Valdivia, que ganhou o Grand Prix da Bienal de Ilustração de Bratislava 2023, sendo escolhida para criar a capa do Illustrators Annual 2024.
Confira abaixo a programação completa do Brazilian Publishers no evento:
- Quarta-feira, 4 de dezembro
Ecos de la FIL
11h às 11h50
Salão A, Área Internacional, Expo Guadalajara
Participante: Mariana Salomão Carrara
Coquetel
17h às 19h
Estande Brasileiro, Expo Guadalajara
Organização: Câmara Brasileira do Livro (CBL)
Destinação Brasil
16h às 17h
Salón B, Área Internacional, Expo Guadalajara
Participantes: Alexandre Alliatti, Rita Maria Carelli e Amanda Julieta
- Quinta-feira, 5 de dezembro
Ecos de la FIL
11h às 11h50
Salão A, Área Internacional, Expo Guadalajara
Participantes: Alexandre Alliatti e Rita Maria Carelli
Novíssima Literatura Brasileira: O que o país está escrevendo?
14h às 14h50
Estande Brasileiro, Expo Guadalajara
Participante: Alexandre Alliatti
Sessão de autógrafos após a conversa
Latinoamérica Viva
17h às 18h
Salón E, Área Internacional, Expo Guadalajara
Participante: Djamila Ribeiro
Destinação Brasil
16h às 17h
Salón B, Área Internacional, Expo Guadalajara
Participantes: Mariana Salomão Carrara e Lucrecia Zappi
Epidemia de suicídios no sul do Brasil: A verdade por trás de A árvore mais sozinha do mundo
17h às 17h50
Estande Brasileiro, Expo Guadalajara
Participante: Mariana Salomão Carrara
Sessão de autógrafos após a conversa
- Sexta-feira, 6 de dezembro
Prêmio São Paulo de Literatura
11h às 11h50
Salón A, Área Internacional, Expo Guadalajara
Participantes: Alexandre Alliatti, Mariana Salomão Carrara e Rita Maria Carelli
Latinoamérica Viva
17h às 18h
Salón E, Área Internacional, Expo Guadalajara
Participante: Lucrecia Zappi
Atividade no estande brasileiro
12h às 14h
Estande Brasileiro, Expo Guadalajara
Participante: Ana Fátima (Sessão de autógrafos)
Atividade no estande brasileiro
15h às 17h
Estande Brasileiro, Expo Guadalajara
Participante: Lucrecia Zappi (Sessão de autógrafos)
- Sábado, 7 de dezembro
Sessão de autógrafos
10h às 11h
Estande Brasileiro, Expo Guadalajara
Participante: Djamila Ribeiro (Cartas para mi abuela)
FIL Literatura: Afectos, ancestralidades y cotidianos de las mujeres negras en Brasil
16h às 17h
Salón E, Área Internacional, Expo Guadalajara
Participante: Djamila Ribeiro