O livro já tinha tido uma pequena edição em mandarim publicada em 2022, sob os auspícios da Embaixada Brasileira em Cantão, e um mecenas chinês e atraiu a atenção da Editora Blossom Press, de Pequim, que resolveu apostar no livro e agora o coloca nas livrarias na China. Em mandarim, o título é “Travessia”.
A Blossom Press foi fundada em 1982, é uma editora abrangente que visa promover a cultura chinesa e fornecer diversos conteúdos aos jovens na China e em todo o mundo. As principais funções da Blossom Press incluem a publicação de livros temáticos da cultura tradicional chinesa em vários idiomas; conduzir a cooperação internacional, estabelecendo mais de 10 departamentos editoriais no exterior de livros com temas chineses com seus homólogos nos EUA, Rússia, Espanha e outros países.
A tradução é de Wei Ling, ex-tradutora e editora da Rádio Internacional da China, membro do Comitê de Peritos do Exame de Certificação da China de Qualificação (Nível) Profissional para Tradutores e Intérpretes em português.
O livro detalha a primeira volta ao mundo feita por navio e tripulação brasileira e os bastidores da primeira missão diplomática brasileira à China, fatos ocorridos entre 1879 e 1883. O feito da viagem coube à Marinha do Brasil, com 197 homens – 22 oficiais, 126 marinheiros imperiais, 15 foguistas e 21 soldados navais. Muitos marinheiros acabaram ceifados por enfermidades como o beribéri. Alguns desertaram e outros não puderam voltar com a guarnição, pois permaneceram hospitalizados. A viagem de volta ao mundo durou 430 dias.
O navio carregou consigo também a primeira missão diplomática brasileira que por três anos buscou um acordo para trazer ao Brasil mão de obra chinesa. A missão, cercada de polêmica no Brasil e no mundo, teve como enviados extraordinários o diplomata Eduardo Callado e o contra-almirante Arthur Silveira da Motta, futuro barão de Jaceguai.
Marli Cristina Scomazzon e Jeff Franco fizeram pesquisas em diversos arquivos brasileiros e de outros países para coletar documentos, fotografias e ilustrações para o livro, que aborda o tema até agora de forma inédita.