Feira do Livro de Sharjah encerra sua 43ª edição após receber 1,82 milhão de visitantes
PublishNews, Redação, 19/11/2024
Evento também recebeu 2,5 mil editoras e expositores de 108 países; segundo o presidente da Feira, a SIBF se transformou em um ecossistema cultural próspero

A 43ª edição da Feira Internacional do Livro de Sharjah (SIBF) terminou no último domingo (17) após receber 1,82 milhão de visitantes de mais de 200 países, consolidando seu status como um centro cultural global.

Realizado sob o tema “It Starts with a Book”, o evento recebeu mais de 2,5 mil editoras e expositores de 108 países, mantendo sua posição como uma das principais feira internacionais de livros do mundo em transações de direitos de publicação, registrando 3 mil reuniões em 48 horas.

“Os marcos excepcionais alcançados durante a SIBF 2024 marcam uma adição significativa à jornada cultural de Sharjah. Receber 1,82 milhão de visitantes e hospedar mais de 2,5 mil editoras e expositores de todo o mundo elevou o evento de uma feira de livros a uma comunidade de livros dinâmica e próspera. Agora ela é um ecossistema cultural completo, reunindo criadores, leitores e todas as principais partes interessadas nos setores literário e editorial”, destacou Ahmed Al Ameri, CEO da Sharjah Book Authority.

Emirados Árabes Unidos, Índia, Síria, Egito e Jordânia lideram a lista de nacionalidades que visitaram a feira. Em relação às faixas etárias, os visitantes entre 35 e 44 anos foram maioria com 32,18%, seguidos por aqueles com idade entre 25 e 34 anos com 31,67% e jovens adultos com idade entre 18 e 24 anos com 13,7%.

Os homens representaram 53,66% dos visitantes da feira do livro, enquanto 46,36% foram representados por mulheres. Além disso, a exposição recebeu 135 mil alunos de várias escolas em todo o país, refletindo o constante interesse do Emirado em promover uma cultura de leitura entre as gerações mais jovens.

Mais uma vez, o Sua Alteza Sheikh Dr. Sultan bin Mohammed Al Qasimi, Membro do Conselho Supremo e Governante de Sharjah, alocou AED 4,5 milhões (R$ 7 milhões) para enriquecer bibliotecas públicas e governamentais. O investimento permitiu a aquisição de novos títulos árabes e internacionais, reforçando o papel das bibliotecas como centros essenciais de conhecimento.

O Marrocos também assumiu o centro das atenções como Convidado de Honra desta edição, mostrando sua herança literária e cultural. Seu pavilhão apresentou mais de 4 mil títulos, artefatos raros e sessões lideradas por intelectuais marroquinos.

Publishers Conference

Antecedendo a 43ª edição da Feira, a Conferência de Editores deste ano trouxe novamente o seu já consolidado formato das mesas redondas. Foram 31 mesas redondas e workshops que exploraram tendências e tecnologias emergentes na indústria editorial, 2.993 sessões de matchmaking, 1.146 editores e agentes literários, juntamente com 47 palestrantes especialistas de 108 países, com a República Centro-Africana (RCA) fazendo sua estreia.

Um dos elementos de destaque da conferência deste ano foi o foco dedicado em reuniões de matchmaking. Durante o segundo e terceiro dias do encontro, os editores se envolveram em reuniões individuais e em grupo projetadas para facilitar a venda e aquisição de direitos de publicação e tradução.

Tags: Sharjah
[19/11/2024 09:00:00]