Editora Carambaia faz parceria com biblioteca da USP
PublishNews, Redação, 18/11/2024
Em conjunto com a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, editora vai lançar coleção de livros de autoria feminina exigidos no exame da Fuvest nos próximos anos

A partir de 2025, a Universidade de São Paulo (USP) adotará uma nova lista de obras literárias para as provas de seu vestibular. Do exame para ingresso em 2026 até o de 2029, a Fuvest incluirá apenas escritoras mulheres de língua portuguesa em sua bibliografia obrigatória. Entre elas, estão autoras cujo trabalho passou por um processo de invisibilidade e esquecimento e tinham livros há décadas fora de circulação. Em conjunto com a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, editora Carambaia vai lançar coleção de livros de autoria feminina exigidos no exame da Fuvest nos próximos anos.

Três dos títulos da nova lista fazem parte do acervo da Biblioteca BBM/USP, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, que preserva um acervo único sobre a história e a literatura brasileira. São elas: Opúsculo Humanitário, de Nísia Floresta; Nebulosas, de Narcisa Amália; e Memórias de Martha, de Julia Lopes de Almeida.

As edições da Coleção contarão com material de apoio especial em cada volume, voltado tanto a professores como a estudantes e leitores em geral. Eles serão produzidos por professores e pesquisadores ligados à Universidade. Cada título contará com pelo menos dois textos: o ensaio aprofundado de um especialista, que fará uma análise propriamente literária da obra, apresentando o estado-da-arte da pesquisa sobre cada autora; o segundo será produzido por bolsistas do Projeto Literatura Brasileira na BBM, que escreverão um texto voltado ao leitor mais jovem, vestibulando ou aluno do ensino médio. Eles trarão suas experiências de abordagem do livro, orientando uma primeira aproximação da obra: por onde começar, no que prestar atenção, algumas hipóteses de leitura, a relação de cada autora com os discursos feministas da época e os de hoje etc.

Os volumes trarão também uma cronologia preparada por uma historiadora, e notas e glossário elucidando palavras e expressões que estejam fora de circulação e possam apresentar dificuldade de entendimento para alunos do ensino médio.

Os raros e preciosos exemplares do acervo da BBM trazem algumas particularidades, especialmente apreciadas por bibliófilos e pesquisadores, e que serão apresentadas nos livros da Coleção CARAMBAIA/BBM-USP. Nebulosas, por exemplo, que conta com duas cópias na biblioteca, traz, em uma delas, uma poesia, manuscrita pela autora, que não foi inserida na versão final do livro. Na segunda, há uma dedicatória de Amália a Luciano Cordeiro, poeta conhecido na época.

A Coleção CARAMBAIA/BBM-USP contará com um projeto gráfico exclusivo, que faz referência à produção editorial do período em que as obras foram lançadas e, portanto, dos volumes do acervo da BBM. Os livros serão vendidos a preços acessíveis a estudantes, escolas e bibliotecas, tanto na versão impressa como eletrônica.

A Coleção CARAMBAIA/BBM-USP é o primeiro projeto de uma parceria maior entre as duas instituições, de resgate e relançamento de obras literárias raras e únicas do acervo da biblioteca em edições especiais, com tiragens limitadas, voltadas a colecionadores e bibliófilos.

[18/11/2024 10:00:00]