O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), centro de pesquisa e inovação, se uniu à startup Volyo Audiobooks – que tem como sócios José Fernando Tavares e Deric Guilhen, e como CEO, Juliana Mourinho Tavares – para desenvolver e lançar uma versão otimizada do aplicativo Volyo Speech Studio. O lançamento oficial está previsto para janeiro de 2025.
O aplicativo tem o potencial de democratizar o acesso à gravação de audiolivros com alta qualidade e a ideia da parceria surgiu justamente com o objetivo de oferecer soluções inovadoras de forma mais rápida e econômica.
Assim, utilizando inteligência artificial, o novo serviço facilita a preparação do texto com atenção aos detalhes, como conversão de elementos visuais, vozes humanizadas (neurais), dicionário de pronúncia personalizado e ajustes de entonação para proporcionar maior fluidez durante o consumo do conteúdo.
"A plataforma irá permitir ao editor subir o texto do livro em formato word, pdf ou ePub, irá analizar o texto e dar sugestões de vozes segundo o estilo, ou categoria do livro. Além disso irá ajudar na adaptação do texto para o áudio, fornecendo sugestões de mudanças no texto como por exemplo, 'como você está lendo aqui' para 'como você está ouvindo aqui'. O editor poderá gravar, ou regravar conforme a necessidade. O áudio final já será gerado pronto para a distribuição", explica José Fernando Tavares, co-fundador da Volyo. Ele acrescenta que será possível dividir o texto em faixas de áudio e fazer edições nos textos para deixar conforme a própria necessidade.
Ao longo de sete meses, especialistas do Cesar formaram um time dedicado a ampliar a acessibilidade, a diversidade linguística e cultural, além da expansão global com foco local da proposta. A ideia então, é proporcionar uma melhor experiência do usuário na criação de audiolivros narrados com vozes artificiais neurais em português brasileiro.
A partir do aprimoramento, a Volyo poderá entregar ao mercado uma ferramenta com técnicas avançadas de IA capazes de simplificar a criação de audiolivros por autores, empresas, ONGs, incluindo pessoas sem habilidade profissional. Por meio da plataforma em desenvolvimento, será possível a preparação de textos e mudança para o formato sonoro, com seleção da voz adequada ao contexto e correção de trechos para um melhor acabamento do material.
“Estamos muito empolgados em fazer parte deste projeto com a Volyo, que está revolucionando o mercado de audiolivros. A combinação de Inteligência Artificial e uma abordagem focada em acessibilidade e diversidade nos permite transformar a produção de conteúdo em áudio, oferecendo rapidez, alta qualidade e vozes inclusivas”, destaca a gerente de projetos Renata Sellaro.
“Ao final da parceria, esperamos estar em uma posição muito mais forte no mercado, com uma plataforma tecnologicamente avançada, uma base de usuários expandida e um negócio mais maduro e preparado para o crescimento contínuo. Nesta jornada compartilhada com o Cesar, esperamos um desenvolvimento tecnológico robusto e posicionamento estratégico fortalecido no mercado de audiolivros brasileiro”, pontua José Fernando Tavares, co-fundador da Volyo.
Na última semana, Tavares recebeu em nome de sua startup, o selo "Startup Powered by Cesar", que garante o suporte e porte da empresa Cesar no desenvolvimento da plataforma da Volyo, garantindo a qualidade.
Diferenciais da Volyo Speech Studio
- Interface e experiência do usuário otimizadas para o público brasileiro, diferentemente das plataformas internacionais;
- Funcionalidades personalizadas para o usuário brasileiro, como recomendações de vozes baseadas no conteúdo do livro;
- Preços competitivos e opções de assinatura adaptadas ao mercado nacional;
- Foco na qualidade das narrações e produções de áudio com o uso de IA
Expectativas da Volyo Audiobook junto ao Cesar
- Desenvolvimento tecnológico
- Expertise em inovação
- Mentoria e orientação
- Validação de mercado
- Networking
- Aceleração do crescimento
- Insights de mercado
- Cultura de inovação