A Lista Nielsen PublishNews – que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país – tem este mês cinco novidades.
No período de 7 de outubro a 3 de novembro, uma obra na lista de Ficção vendeu o suficiente para garantir o topo da apuração: As aventuras de priminha irritante no reino dos unicórnios (Outro Planeta) – versão com card autografado, novo volume da série As aventuras de Mike, escrita por Gabriel Dearo e Manu Digilio.
Outros dois nomes também merecem ser lembrados: Carla Madeira, que tem seus três livros na apuração (Tudo é rio, Véspera e A natureza da mordida / Record) e Socorro Acioli, com os dois romances Oração para desaparecer e A cabeça do santo / Companhia das Letras).
Em Não Ficção são quatro novidades. A primeira delas é o novo livro de Jessé Souza, O pobre de direita (Civilização Brasileira), que aparece na sexta posição e que também estreou na Lista de Mais Vendidos em outubro. Na obra, Souza indica que o racismo – e não o ganho econômico nem a pauta dos costumes – está na raiz da virada moralista que catapultou a extrema direita no Brasil.
A segunda novidade da lista aparece logo depois, na sétima colocação: Cuidar até o fim (Sextante), de Ana Claudia Quintana Arantes. No livro, a médica geriátrica convida o leitor a refletir sobre a finitude e o conduz elas etapas do adoecimento.
Na 13ª posição está o livro Em nome do povo (Citadel), de Bruno Perini. O especialista em finanças sugere como o casamento entre Estado e Moeda deixa a população mais pobre. Para isso, ele percorre um longo caminho que vai desde o tempo em que o escambo era o modo como o mercado funcionava, passando pela Grécia antiga, Roma e culminando no estágio atual, em que usamos um dinheiro cada vez mais digital, com lastro apenas na confiança depositada numa classe política que, segundo o livro, consistentemente viola essa relação fiduciária.
A última novidade é o novo livro de Enaldinho, Elo Monsters Books: Flow Pack (Pixel), que garantiu a 16ª posição da lista.
No Ranking das Editoras a editora Planeta aparece na primeira posição com 12 livros emplacados na lista – desses, oito são do selo Outro Planeta. A segunda posição ficou com o Grupo Companhia das Letras com cinco títulos e a terceira com o Grupo Editorial Record com quatro.