A partir do dia 30 de novembro de 2024, a sede do Instituto de Leitura Quindim fechará as portas, após uma trajetória de dez anos de sucesso. A notícia foi compartilhada nas redes sociais pelo seu fundador, Volnei Canônica.
A decisão ocorre após a presidência do Instituto ter sido notificada pelo locador do imóvel, solicitando que o Instituto Quindim desocupe o local até a data estipulada. Em resposta a questionamentos sobre a urgência da desocupação, o Instituto recebeu apenas o retorno: “A GCI realmente precisa fazer a retomada do imóvel. Espero que entendam e acatem ao prazo estabelecido na notificação para desocupação.”
O Instituto Quindim é um centro cultural onde inúmeras atividades e projetos acontecem. Fechar as portas desta maneira abrupta significa descontinuidade. No mês de novembro e dezembro, o local já tinha inúmeras visitas escolares agendadas, programações, eventos, além do Natal Literário Solidário, que já beneficiou 2 mil crianças e jovens em vulnerabilidade social. Todos os eventos estão cancelados.
Ao longo desses dez anos, mais de 63 mil pessoas foram impactadas presencialmente e 40 mil de maneira online com alguma ação do Instituto de Leitura Quindim. “Nós temos consciência do impacto que é fechar as portas do Instituto. Um país que não cuida de suas crianças é um país sem futuro. A minha vida inteira eu rodei por esse Brasil para que bibliotecas fossem abertas e hoje, eu tomo a decisão de fechar a biblioteca do Instituto Quindim”, disse Volnei, emocionado.
Canônica já coordenou no Instituto C&A de Desenvolvimento Social o programa Prazer em Ler e foi assessor na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Na Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, assessorou a criação do Programa Permanente de Estímulo à Leitura, o Livro Meu.