Levantamento da Minha Biblioteca revela que as pessoas estão lendo e absorvendo mais os conteúdos de e-books
PublishNews, Redação, 04/11/2024
Segundo a pesquisa, a qualidade de estudo via streaming de livros aumentou no 1º semestre, indicando que leitores estão aproveitando e absorvendo melhor conteúdo de e-books

Pesquisa apontou um aumento de 18% na qualidade de estudos na plataforma no primeiro semestre de 2024 | © Freepik
Pesquisa apontou um aumento de 18% na qualidade de estudos na plataforma no primeiro semestre de 2024 | © Freepik

De acordo com levantamento da Minha Biblioteca, streaming de livros com mais de 15 mil títulos, as pessoas estão lendo e absorvendo mais os conteúdos de e-books. A pesquisa apontou um aumento de 18% na qualidade de estudos na plataforma no primeiro semestre de 2024, quando comparado ao mesmo período do ano passado. A métrica utilizada na pesquisa é baseada no uso dos recursos de apoio ao estudo da plataforma como realces para destacar trechos do livro, anotações e páginas favoritas. Entre as ferramentas mais utilizadas, as anotações tiveram destaque, com crescimento de 22,81%.

Um dos fatores que contribuiu para o aumento foi a maior adoção pelas editoras do formato do livro digital em ePub. De 2023 para 2024, houve um aumento de 93% na quantidade de livros desse formato disponíveis na plataforma. O ePub é conhecido por se adaptar a diferentes tipos de telas, com diagramação amigável, além de permitir o uso de recursos que aprimoram a experiência do leitor. De acordo com Thiago Leite, Head de Tecnologia e Inovação da MB, o formato ePub é uma tendência no mercado de livros digitais e ajuda a mensurar a qualidade de estudo. “Foram mais de 21 milhões de interações no 1º semestre, o que demonstra que o leitor está aproveitando mais os recursos da plataforma em busca de performance e absorção do conhecimento”, enfatiza.

O levantamento também avaliou a leitura de páginas no período, que apresentou um crescimento de quase 3% se comparado ao mesmo período do ano anterior. “O número de páginas vistas tem aumentado timidamente, mas baseado nos dados de interações, podemos afirmar que os estudantes estão mais interessados em compreender o que está sendo lido”, revela o executivo.

[04/11/2024 11:00:00]