Inteligência artificial, audiolivro, distribuição: Os temas em destaque nas mesas redondas em Sharjah
PublishNews, Talita Facchini, 04/11/2024
A dinâmica das mesas com pequenos grupos incentivando o aprendizado e networking contou com 30 especialistas em variados temas atuais do mercado editorial global; IA, sustentabilidade, audiolivros e distribuição seguem em destaque

Além da abertura, premiações e painéis, a Conferência de Editores de Sharjah iniciou mais uma edição com suas bem-sucedidas mesas redondas interativas.

Ao todo, 30 mesas lideradas por especialistas em diversas áreas do mercado tomaram conta do pavilhão construído especialmente para o evento e focaram em diversos temas como áudio, inteligência artificial, marketing, acessibilidade e sustentabilidade.

Outros temas como gêneros literários, foco geográfico (China, Índia, Espanha, América Latina, Turquia e EUA), pirataria, distribuição global, como melhorar vendas na Amazon, se aproximar da imprensa internacional, como organizar eventos com autores e maneiras de lidar, inovar e atrair diversas audiências, também foram discutidos. Além disso, algumas mesas também focaram no mercado africano e francês.

O destaque vai para as mesas relacionadas à inteligência artificial. Se na última edição do evento as mesas abordaram os aspectos gerais da IA, no sentido de desmistificar o assunto para os editores, dessa vez a IA foi debatida em diversos sentidos: licenciamento, eficiência na publicação, marketing e tradução, e de maneira mais detalhada.

O formato das mesas redondas com pequenos grupos – implementado em edições anteriores por Emma House – promove oportunidades de networking e desenvolvimento profissional, permitindo que os participantes compartilhem conhecimento e troquem ideias.

O PublishNews passou por algumas mesas e reuniu pontos de interesse abordados em cada uma:

Publicação de áudio em vários formatos – comandada por Søren Brinch, consultor independente e que recentemente fez parceria com a Politiken para lançar a editora Stream.

  • Triângulo de ouro no storytelling: Para Søren, a criação de um audiolivro precisa ter o conteúdo certo, o narrador certo e o cliente certo. “Esse conjunto é essencial para manter a atenção do público em uma plataforma de audiolivros”.
  • Escolha do narrador: Muitos querem apenas uma voz popular, mas ele defende um casting cuidadoso para garantir que a voz corresponda ao estilo da narrativa.
  • Uso de inteligência artificial (IA): Embora a IA esteja cada vez mais usada, ele não é grande fã de vozes artificiais e as vê como uma opção secundária.
  • Riscos de várias vozes: Múltiplas vozes podem distrair o ouvinte. Em alguns casos, ele prefere uma única voz que interprete diferentes personagens, pois há menos risco de uma narração desagradar e fazer o público "abandonar" o audiolivro.
  • Drama x narrativa: Brinch não é fã de transformar audiolivros em "dramas completos" com muitos efeitos e vozes intensas, pois isso pode não representar a essência de um livro da melhor maneira.
  • Popularidade do true crime: Histórias reais, especialmente de crime, atraem muito público e são mais acessíveis, pois não têm a "barreira" de imersão que a ficção exige.
  • Importância da identidade do autor: O mercado literário dinamarquês, por exemplo, subestima gêneros populares como o crime, privilegiando obras literárias mais nichadas e prestigiadas.
  • Søren também vê as séries como uma grande "chave": é a oportunidade de realizar uma produção que prenda o leitor por muito tempo e é um bom negócio a longo prazo.

Usando IA para marketing e publicidade de livros – comandada por Brooke Dobson, diretora da Shimmr AI, empresa que mudou as vendas de livros gerando e implementando publicidade automatizada e auto-otimizada. Brooke apresentou liderou a mesa com o objetivo de ajudar editoras que buscam alavancar a IA para melhor descoberta e marketing de livros.

  • Brooke mostrou como a IA pode ajudar com a questão dos metadados. Ela apresentou a plataforma BookDNA, que reúne tudo o que a IA precisa saber para ajudar o editor a performar melhor o seu livro.
  • Essa ferramenta ajuda a achar diferentes audiências pro livro. Ela vê a obra e analisa aonde o anúncio vai performar melhor. Ela aprende também sozinha a eficácia dos anúncios, e se ajusta ao feedback de desempenho.
  • Canais de anúncio: Atualmente, os anúncios são veiculados em Google, Facebook e Instagram, com planos para Amazon, LinkedIn, Pinterest, TikTok e YouTube.
  • Identificação de receita ideal: A ferramenta busca identificar a "receita ideal" de anúncios para maximizar vendas de um livro específico.
  • Segmentação do público-alvo: O sistema aprende a identificar rapidamente o público-alvo, as melhores palavras-chave e os tipos criativos mais eficazes.
  • Gerenciamento do orçamento: O orçamento de mídia é alocado de forma eficiente, evitando desperdícios ao focar nas estratégias mais eficazes.
  • Desativação de canais ineficazes: Se um canal (como Google) não for eficaz, ele é automaticamente desligado para otimizar o orçamento e os esforços de marketing.

Modelos de negócios e distribuição de áudio – comandada por Nathan Hull, chefe de estratégia da Beat Technology, empresa que oferece soluções digitais para editoras e livrarias

  • A mesa tocou no ponto do preço como um dos fatores-chave do mercado de audiolivros
  • A IA também foi abordada justamente na questão da diminuição de custos. Se os audiolivros de IA forem significativamente mais baratos, isso pode influenciar a decisão do consumidor e potencialmente aumentar o mercado.
  • Modelos de negócio: Para Nathan, é fundamental pensar sobre o tema sob dois ângulos: o consumidor e a monetização para editores. O modelo mais comum é o de assinatura.
  • “Eu acredito firmemente que os editores devem olhar para o que é apropriado em um determinado mercado. Quando a Penguin, por exemplo, removeu todos os seus livros de todos os serviços de assinatura, eles literalmente desligaram a torneira do dinheiro para a Escandinávia. Foi a decisão deles. Mas é uma escolha que deve ser pensada com cuidado”.
  • A Penguin Random House não permite que seus livros sejam vendidos em todos os ambientes, mas aceita que estejam disponíveis em prateleiras premium, limitando a distribuição.
  • Hibridização de modelos: As plataformas de mercado estão adotando modelos híbridos, combinando diferentes abordagens como crédito, assinatura e à la carte.
  • Estratégias de marketing: É crucial ser inteligente e estratégico ao comercializar livros, garantindo que os consumidores encontrem facilmente os títulos anunciados ao preço correto.

Søren Brinch | © Talita Facchini
Søren Brinch | © Talita Facchini
Usando a IA para a eficiência na publicação – Keith Riegert, CEO da Ulysees Books e da Percfect Bound Technologies Corporation

  • Keith apresentou diversas plataformas de IA que podem ajudar no dia a dia de uma editora
  • Ele explicou que a IA pode ser usada para facilitar diversos processos, de construir contratos a analisar as vendas
  • Prompt Engineering, ChatGPT, Perplexity.ai (sugerida para autores em processo de pesquisa), Placeholder, Midjourney e Boords foram algumas das ferramentas citadas

Conteúdo de áudio de marketing – George Poutos, co-fundador e diretor da JukeBooks, plataforma de assinatura de audiolivros líder na Grécia

  • A JukeBooks foi fundada em agosto de 2022
  • Tem parcerias com as 30 maiores editoras na Grécia.
  • Adicionam 20 títulos todo mês
  • Firmaram parceria com a Beat Techonogy por causa da experiência no áudio então não precisaram criar do zero
  • Tiveram que pesquisar e entender como apresentar a plataforma e para os gregos
  • Focaram em falar da versatilidade do audiolivro, podendo ser ouvido em todo lugar, toda hora, em todo momento

Os próximos dias da Conferência serão dedicados à compra e venda de direitos. A abertura oficial da Feira Internacional do Livro de Sharjah será no dia 6 de novembro.

[04/11/2024 09:00:00]