
Nesta quarta (23), às 19h, a artista Edith Derdyk conversa com as também artistas Cristina Paiva e Natalia Barros e com a jornalista Iara Binderman sobre seu novo livro Corpo da linha: notações sobre o desenho (Relicário Edições). O encontro será na Livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200 – São Paulo/SP).
O livro de Edith é motivado por uma investida crítica contra usos e noções cristalizadas, e desafia a persistência do cânone nas práticas artísticas e educacionais. Uma das mais representativas artistas contemporâneas da visuais e da palavra, Derdyk busca explicitar e reconhecer o desenho como um dos elementos fundamentais do pensamento. Para a composição dos textos e imagens de O corpo da linha, a autora dialoga com Flavio Motta, Mário de Andrade e Vilanova Artigas, além de Tim Ingold.
Na obra da autora também são incorporadas as experiências de Fernand Deligny, as expressões sobre a linha de Deleuze e ressonâncias da poesia de Fernando Pessoa e João Cabral de Melo Neto, bem como reflexões de artistas como Amilcar de Castro e Ingres.