Flip: Cinema da Praça exibe adaptação de romance de Milton Hatoum
PublishNews, Redação, 11/10/2024
Autor também vai debater o processo do filme com o cineasta Marcelo Gomes, na Casa República

Cena do filme 'Retrato de um certo oriente' | © Divulgação
Cena do filme 'Retrato de um certo oriente' | © Divulgação
Ao longo dos quatro dias da Flip 2024, a República.org, Matizar Filmes, Samambaia.org e Museu de Vassouras irão promover uma sessão diária do longa-metragem Retrato de um certo oriente, do cineasta Marcelo Gomes, no Cinema da Praça (veja a programação abaixo).

A partir desta sexta-feira, Milton Hatoum (o autor do livro Relato de um certo oriente, publicado pela Companhia das Letras, no qual o filme foi baseado), o diretor Marcelo Gomes e a atriz libanesa Wafa’a Celine Halawi (ela estará presente somente nesta sexta) estarão em Paraty.

Além das sessões do filme, no sábado (12/10), haverá um painel com Hatoum e Gomes, mediado por Melina Dalboni, na Casa República, às 20h.

PROGRAMAÇÃO

Sexta:

20h – Exibição do filme Retrato de um certo oriente, de Marcelo Gomes, adaptação do livro de Milton Hatoum, no Cinema da Praça

Sábado:

16h – Exibição do filme Retrato de um certo oriente, de Marcelo Gomes, adaptação do livro de Milton Hatoum, no Cinema da Praça

20h – Retratos de uma Certa Adaptação: Milton Hatoum e Marcelo Gomes conversam com Melina Dalboni sobre a literatura adaptada ao cinema (Casa República)

Domingo:

14h – Exibição do filme Retrato de um certo oriente, de Marcelo Gomes, adaptação do livro de Milton Hatoum, no Cinema da Praça

Co-produção ítalo-brasileira baseada no livro do escritor amazonense Milton Hatoum – vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Romance em 1990 – é um filme sobre memória, paixão e preconceito que acompanha a saga de imigrantes libaneses na floresta amazônica brasileira. No Líbano de 1949, dois irmãos católicos, Emilie (Wafa'a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour), embarcam para o Brasil fugindo da guerra. Durante a viagem, Emilie se apaixona pelo comerciante muçulmano Omar (Charbel Kamel). Emir sofre de um ciúme incontrolável e usa suas diferenças religiosas para separá-los.

O longa-metragem já foi selecionado para festivais importantes do circuito de cinema como Festival Internacional de Cinema de Rotterdam, Festival Internacional de Curitiba Olhar de Cinema, e no Marché du Film do Festival de Cannes em maio.

Retrato de um certo oriente é uma coprodução entre Matizar Filmes, Kavac Film (Itália), Gullane, Muiraquitã Filmes, Globo Filmes, Canal Brasil e Misti Filmes, com produtores associados Bubbles Project, VideoFilmes e Orjouane Productions (Líbano). No Brasil, o filme é distribuído pela O2 Play, da O2 Filmes.

[11/10/2024 10:50:00]