Instituto Moreira Salles lança e-book gratuito 'Música e modernismos negros'
PublishNews, Redação, 10/10/2024
Disponível para acesso e download gratuitos, a publicação confronta a invisibilidade que, por muito tempo, ofuscou o papel central dos artistas negros na história do Brasil

Detalhe da capa do ebook Música e modernismos negros, já disponível para acesso e download gratuitos | © IMS
Detalhe da capa do ebook Música e modernismos negros, já disponível para acesso e download gratuitos | © IMS
O Instituto Moreira Salles (IMS) acaba de lançar o e-book Música e modernismos negros, já disponível para acesso e download gratuitos. Tendo como ponto de partida a Semana de Arte Moderna de 1922, cujo centenário foi comemorado em 2022, a publicação reúne dez ensaios que propõem perspectivas alternativas e contemporâneas acerca da experiência negra no país, bem como sobre a história da cultura brasileira. Dividido em quatro capítulos, o material aborda temáticas como memória, racismo, religiosidade e silenciamento.

O e-book é um desdobramento da série de encontros Música e modernismos negros: formação a partir do acervo IMS, realizados virtualmente em 2022. Organizada pelo historiador e etnomusicólogo Rafael Galante e pela diretora de educação do IMS, Renata Bittencourt, a publicação é fruto de projetos de pesquisa comissionados pelo IMS, a partir de temas representados em seu acervo.

O projeto evidencia a importância dos modernismos negros como expressões artísticas e culturais de resistência. O conteúdo reflete sobre a centralidade da diáspora africana na formação da identidade brasileira e suas repercussões na sociedade atual. De acordo com Rafael Galante, “os leitores serão convidados a conhecer não apenas o impacto artístico de indivíduos notáveis mas também a compreender as complexas questões enfrentadas pelos artistas negros em um país que em grande medida ignorou (ou silenciou) suas vozes e suas contribuições”.

[10/10/2024 10:00:00]