Apanhadão: Primavera dos Livros não vai ocorrer no Rio pela primeira vez em 23 anos
PublishNews, Redação, 23/09/2024
Segundo a nota de Ancelmo Gois no jornal O Globo, falta de recursos é o motivo

Primavera dos Livros: evento não vai ocorrer no Rio pela primeira vez em 23 anos | © Primavera dos Livros
Primavera dos Livros: evento não vai ocorrer no Rio pela primeira vez em 23 anos | © Primavera dos Livros
De acordo com notícia da coluna de Ancelmo Gois, n'O Globo, a Primavera dos Livros não será realizada no Rio de Janeiro pela primeira vez em 23 anos. Segundo a nota, o Sebrae deixou o projeto na última semana. A coluna também noticiou que uma edição de luxo de Torto arado será lançada pela Todavia para celebrar a marca de um milhão de livros vendidos por Itamar Vieira Junior.

A convite da seção ‘Favoritos’, do jornal Nexo, a executiva de marketing editorial Dany Sakugawa indicou cinco obras cujo sucesso de vendas ajuda a entender o mercado de livros, entre elas, O alquimista (Paralela), de Paulo Coelho, e O lado bom de ser traída (Harlequin), de Sue Hecker.

O caderno Pensar, do Estado de Minas, publicou um artigo de Eduardo Escorel em que ele explica como fez "Antonio Candido, anotações finais", filme documental sobre os últimos meses da vida do crítico literário e que entra em cartaz nos cinemas nesta semana.

O cientista Miguel Nicolelis falou com o Estadão sobre novo livro Nada Mais Será como Antes (Planeta/Minotauro), estreia do autor no gênero de ficção científica. O jornal também noticiou como Cate Blanchett citou Clarice Lispector em seu discurso no Festival de Cinema de San Sebastián, na Espanha, e elaborou uma lista com cinco livros novos para ler na primavera – que começou neste domingo (22).

Na Folha, o colunista Walter Porto escreveu como a grande visitação na Bienal do Livro, em contraste com números negativos do mercado, pode indicar uma mudança no hábito de consumo dos leitores brasileiros. O jornal também publicou uma reportagem sobre como se relacionam as trajetórias de Lima Barreto e João do Rio – e como a obra deste pode ter um novo momento no mercado editorial brasileiro com a homenagem da Flip, em outubro. Por fim, a Folha também entrevistou o biógrafo de Franz Kafka, o alemão Reiner Stach.

O Jornal da USP publicou uma resenha sobre uma nova monografia do curso de Editoração da ECA-USP, que busca comparar os mercados editoriais chinês e brasileiro. O trabalho de Thiago Bastidas foi defendido no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA.

Tags: Apanhadão
[23/09/2024 10:37:27]