Grandes nomes da literatura participam do 13º Festival Artes Vertentes, em Tiradentes (MG)
PublishNews, Redação, 18/09/2024
Consolidado como um dos mais importantes eventos de artes integradas do país, o Festival Artes Vertentes conta com uma programação literária, reunindo convidados como Sidarta Ribeiro, Ailton Krenak, Prisca Agustoni e Marina Skalova

Tiradentes (MG) recebe o Festival Artes Vertentes | © Rodrigo Fortes
Tiradentes (MG) recebe o Festival Artes Vertentes | © Rodrigo Fortes
Consolidado como um dos mais importantes eventos de artes integradas do país, o Festival Artes Vertentes conta com uma programação literária de peso, reunindo importantes nomes do cenário nacional e internacional, como Sidarta Ribeiro, Ailton Krenak, Prisca Agustoni, Marina Skalova, Joaquim Arena, Egana Djabbarova, Vó Geralda, Liça Pataxoop, entre outras referências na área. Entre os dias 19 e 29 de setembro, a histórica cidade mineira de Tiradentes se transforma em um palco aberto para uma série de manifestações artísticas e intelectuais voltadas para refletir sobre a temática proposta para este ano. A programação reúne concertos, exposições, exibições, espetáculos de artes cênicas, bate-papos, lançamentos, residências artísticas, oficinas, shows, além de uma série de atividades voltadas para a promoção das artes e do conhecimento.

A proposta é oferecer uma programação que seja capaz de promover reflexões acerca da importância de se respeitar as individualidades e a construção coletiva na busca pela compreensão das diferenças. “Estamos convictos de que reconhecer a existência de pessoas e culturas singulares e subjetivas, que pensam, agem e entendem o mundo de suas próprias maneiras é um primeiro passo importante para a formação de uma sociedade justa, equilibrada, democrática e tolerante. Estamos empenhados em realizar esta reflexão de forma plural e diversificada”, destaca Luiz Gustavo Carvalho, curador e diretor artístico do Festival Artes Vertentes.

Entre as diferentes áreas artísticas que integram as atrações do festival, a literatura recebe uma programação intensa, reunindo nomes do Brasil e do exterior, muitos deles inéditos no país. Rodas de conversa, leituras performáticas e lançamentos de livros são algumas das ações promovidas pelo Festival Artes Vertentes. Toda a programação dedicada à literatura do festival é gratuita e será realizada em diferentes espaços da cidade histórica.

A programação literária terá início com o tradicional Ciclo de Ideias, organizado pelo Festival Artes Vertentes para refletir sobre aspectos do mote curatorial de cada edição. No dia 21 de setembro, às 11 horas, no Jardim do IPHAN, a primeira conversa do ciclo discute formas de educação fora das paredes escolares com a participação de Vó Geralda, da educadora e liderança indígena Dona Liça Pataxoop e Isabela Nogueira.

No mesmo dia, a poeta franco-alemã de origem russa Marina Skalova, que está pela primeira vez no Brasil, lança seu livro Falta de ar (Ars et Vita), primeira antologia da escritora e artista multilíngue nascida em Moscou em 1988. De forma inédita, a Editora Ars et Vita apresenta ao público brasileiro os 43 poemas bilíngues, em francês e alemão, com tradução e posfácio da poeta Prisca Agustoni, em uma edição trilíngue.

Joaquim Arena, vencedor do Prêmio Oceanos 2023 desembarca na histórica cidade mineira no dia 22. Vencedor na categoria prosa pelo livro Siríaco e Mister Charles (Gryphus Editora, 2024), participa de um Café Literário na Taberna d’Omar às 16h. O premiado livro do autor caboverdiano acompanha a história da improvável amizade entre o jovem Charles Darwin e Siríaco, um velho negro, ex-escravizado, que sofre de vitiligo. Sobrevoando os territórios da História e da imaginação, este é um romance sobre cumplicidade, raça, racismo, império e memória.

Nome incontornável quando se pensa na questão da alteridade, tema proposto para esta edição, Ailton Krenak volta para Festival Artes Vertentes. Ele participará (presença virtual) numa mesa redonda com Joaquim Arena, no dia 26 de setembro, às 16h30, no Centro Cultural Yves Alves.

Ainda no dia 26 de setembro, às 18h, o poeta Ricardo Domeneck apresenta o livro Cabeça de galinha no chão de cimento (34), nas galerias do Centro Cultural Yves Alves. Na ocasião, o convidado realizará a leitura de poemas do livro e de textos criados durante o processo criativo em diálogo com a exposição Leonilson: Na cor dos lábios do meu amor. No dia 27 de setembro, às 11 horas, a poeta russa Egana Djabbarova e poeta palestino Ghayath Almadhoun participam na mesa redonda sobre exilio político.

O penúltimo dia de Festival Artes Vertentes, 28 de setembro, guarda uma intensa programação no campo literário. Às 11h, um Café Literário receberá o pianista Hercules Gomes e o jornalista, escritor e tradutor Irineu Franco Perpétuo na Taberna d'Omar. Criativo representante da tradição do pianista-compositor, com amplo trânsito no repertório erudito e popular, Hercules Gomes falará da diluição das fronteiras dos gêneros na música em conversa com Irineu Franco Perpetuo, autor do livro História concisa da música clássica brasileira (Alameda Editora).

Já às 16h, um Café Literário reunirá a escritora russa Egana Djabbarova, escritora franco-alemã de origem russa Marina Skalova, a poeta suíça radicada no Brasil Prisca Agustoni e a tradutora russa Maria Vragova, também na Taberna do Omar. Na conversa serão abordadas questões de autotradução e tradução, já que a Marina Skalova e Prisca Agustoni se autotraduzem de várias línguas e Maria Vragova traduz de russo para português e vice-versa.

Fechando a programação do dia, as poetas Prisca Agustoni e Egana Djabbarova participam da performance literária O que vocês têm a dizer?, no Jardim do Centro Cultural Yves Alves, às 18h.

O último Ciclo de Ideias Diálogo árabe-israelense debaterá o conflito entre Israel e Palestina e conta do poeta palestino Ghayath Almadhoun, com mediação dos curadores de cinema Aaron Cutler e Mariana Shellard. O debate acontece às 16 horas, logo depois da sessão cinematográfica com os filmes Casamentos proibidos na Terra Santa, de Michel Khleifi e Diálogo árabe israelense, de Lionel Rogosin.

Concluindo a programação literária do evento, o escritor e neurocientista Sidarta Ribeiro participa do Café Literário, às 17h30, na Taberna d'Omar, numa conversa a partir do livro Sonho manifesto (Companhia das Letras, 2022).

Sobre o Festival Artes Vertentes

Criado em 2012 por Luiz Gustavo Carvalho e Maria Vragova, o Festival Artes Vertentes é projeto realizado pela Ars et Vita e pela Associação dos Amigos do Festival Artes Vertentes. O evento vem apresentando, ininterruptamente, uma programação artística que estimula diálogos entre as mais diversas linguagens artísticas e propõe, por meio da arte, reflexões sobre temas de relevância para a sociedade contemporânea. Vencedor do prêmio CONCERTO 2021 e nomeado para o prêmio internacional Classic: NEXT Innovation Award 2022, durante as últimas doze edições, o Festival Artes Vertentes já recebeu mais de 470 artistas, originários de 40 países.

Mais informações no site www.artesvertentes.com.

O 13º Festival Artes Vertentes é realizado pela Ars et Vita e Associação dos Amigos do Festival Artes Vertentes e, é viabilizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio do Itaú Unibanco e pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig.

Serviço

Programação Literatura do 13º Festival Artes Vertentes

Dia 21 de setembro, às 11h

Educação fora das paredes
Ciclo de ideias com Com Vó Geralda, Dona Liça Pataxoop e Isabela Nogueira.
Mediação: Fernanda Omelczuk
IPHAN (Rua da Câmara, 124)
Gratuito

Dia 21 de setembro, às 16h

Falta de ar
Obras de Padellaro, Alvarez, Nascimento e Crowl
Com Sofia Leandro (violino) e Bruno Santos (percussão).
Leituras: Marina Skalova
Centro Cultural UFSJ (Rua Doutor Augusto das Chagas Viegos, 17 - São João del Rei
Gratuito

Dia 22 de setembro, às 10h

Café Literário com Vó Geralda e Rosana Nascimento
Lançamento do livro A porta aberta do sertão: histórias da Vó Geralda
Sítio Serra Azul (Estrada da Caixa d'Água da Esperança, km 8 - Caixa d'Água da Esperança)
Gratuito

Dia 22 de setembro, às 16h

Café Literário com Joaquim Arena
Lançamento do livro vencedor do Prêmio Oceanos Siríaco e Mister Charles
Taberna d’Omar (Rua Direita, 187)
Gratuito

Dia 22 de setembro, às 20h

Concerto “Fragmentos Kafkianos”, com Manuela Freua e Sofia Leandro
Casa Museu Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 190)
Gratuito

Dia 24 de setembro, às 17h

A arte do expurgo ou da fraternidade - Leonilson e a contemporaneidade
Com Alcino Fernandes e Ricardo Domeneck
Mediação: Ricardo Resende
IPHAN (Rua da Câmara, 124)
Gratuito

25 de setembro, às 19h

Ghayath Almadhoun: Leite negro
Casa Museu Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 190)
Gratuito

26 de setembro, às 16h30

Mesa-redonda com Ailton Krenak e Joaquim Arena
Centro Cultural Yves Alves (Rua Direita, 168)
Gratuito

26 de setembro, às 18h

Ricardo Domeneck: “Cabeça de galinha no chão de cimento”
Centro Cultural Yves Alves (Rua Direita, 168)
Gratuito

Dia 27 de setembro, às 11h

Ciclo de ideias com Egana Djabbarova e Ghayath Almadhoun
Mediação: Svetlana Ruseishvili
IPHAN (Rua da Câmara, 124)
Gratuito

Dia 27 de setembro, às 16h30

Café Literário com Tal Nitzán
Lançamento do livro: Todas as crianças do mundo
Taberna d’Omar (Rua Direita, 187)
Gratuito

28 de setembro, às 11h

Café Literário com Hercules Gomes e Irineu Franco Perpétuo
Taberna d'Omar (Rua Direita, 187)
Gratuito

Dia 28 de setembro, às 15h

Ciclo de ideias com Sidarta Ribeiro
IPHAN (Rua da Câmara, 124)
Gratuito

28 de setembro, às 16h30

Café Literário com Egana Djabbarova, Marina Skalova, Maria Vragova e Prisca Agustoni
Taberna d'Omar (Rua Direita, 187)
Gratuito

28 de setembro, às 18h

Performance literária “O que vocês têm a dizer?” com Prisca Agustoni e Egana Djabbarova
Centro Cultural Yves Alves (Rua Direita, 168)
Gratuito

29 de setembro, às 17h30

Café Literário com Sidarta Ribeiro
Taberna d'Omar (Rua Direita, 187)
Gratuito

[18/09/2024 10:50:00]