Publicidade
Publicidade
Este não é um texto de negócios (ou é)
PublishNews, André Palme, 14/08/2024
Em novo texto, Palme fala sobre a importância de cuidarmos da nossa saúde mental e como sem ela, não tem como existir carreira, negócios e sucesso

'Sem saúde mental, não existe carreira e nem negócios' | © rawpixel.com on Freepik
'Sem saúde mental, não existe carreira e nem negócios' | © rawpixel.com on Freepik
Eu sei que você está acostumado a me ver escrever na minha coluna mensal sobre livros, conteúdo, marketing, mundo digital e tal. Mas dessa vez não… dessa vez vou tomar a liberdade de falar sobre um outro assunto, que considero tão importante quanto os negócios em si. A gente tem falado muito de IA, mas às vezes eu acho que a gente tá deixando de lado questões humanas e urgentes.

Talvez seja impossível tirar os negócios dessa equação e talvez seja inclusive por eles que a gente precise falar ainda mais desse assunto: saúde mental. Quero aproveitar o fato de que completei 39 anos semana passada – sendo 20 anos de carreira, dos quais 12 deles em conteúdo – e juntar com todas as muitas discussões que tem acontecido por conta das olimpíadas e a saúde mental dos atletas…os que não foram e os que deram a volta por cima.

Aniversário é sempre um momento de olhar o que passou, o que a gente quer daqui pra frente e acho que esse equilíbrio entre o trabalho e a vida fora dele são um caminho sem volta. Minha semana de aniversário ainda acabou com um show do Natiruts, que tem letras com frases como: leve com você só o que for bom, que o verão do seu sorriso nunca acabe. Parece bobo, mas tem um impacto gigante.

Cresci em uma geração que foi abertamente motivada a trabalhar até cair, a não dormir direito (dormir é pros fracos, dorme quando morrer) e a medir o sucesso pelo tamanho da conta bancária. Isso faz cada vez menos sentido.

A gente precisa trabalhar e se esforçar sim, sem isso nada acontece. Mas precisa saber a hora de alternar isso com algo que te nutra e te recarregue. Precisa dormir sim, pelo menos 8h por dia, porque é isso que te permite um dia produtivo e energizado. E, a gente precisa aprender a medir sucesso por outras réguas que não sejam só uma conta bancária recheada.

Junto com isso, tem o fato de que estou relendo um livro incrível, escrito pelo psiquiatra Arthur Guerra e o publicitário Nizan Guanaes, intitulado Você aguenta ser feliz? (Sextante). Que fala justamente sobre o necessário equilíbrio entre vida pessoal e profissional, lazer e trabalho, e por aí vai. Se você não leu ainda, leia!

Como indústria cultural, acho que chega a ser quase uma obrigação que a gente possa contribuir para ajudar as pessoas a terem mais informações, exemplos e histórias sobre a importância de olhar pra saúde mental com a mesma seriedade que se olha para um braço quebrado, um pulmão inflamado ou um coração com veias entupidas.

Mas acho que isso não se limita a levar informação, mas a olhar para nós como indústria e perceber o que mais podemos fazer. Tenho orgulho de trabalhar e ser sócio de uma empresa onde olhamos para isso com a mesma dedicação e importância com que olhamos para as metas financeiras. Acho que já entendemos aqui dentro que empresas são pessoas… e se você não cuida delas, você está fazendo errado!

Então, por favor, se cuide! É muito fácil ser engolido por demandas urgentes, por uma rotina lotada de tarefas. Esquecer de beber água, dormir pouco, deixar o exercício físico para depois. Mas ou você tem tempo pra você, ou uma hora não vai ter você para o tempo que te resta.

Cada um tem sua maneira de fazer isso, mas é importante descobrir a sua. Seja consumindo conteúdos legais, colocando um tênis e saindo para caminhar, saindo do celular mais cedo e indo dormir sem ele… são tantas possibilidades e só você vai saber a melhor pra você.

Mas uma coisa é fato: sem saúde mental não existe carreira, não existem negócios, não existe sucesso. Então, no fim, esse é um texto de negócios.

Até mês que vem!

Palme é um profissional do mercado de publishing, liderando e sendo pioneiro em importantes inovações do setor, especialmente com conteúdos e negócios digitais.

Possui mais de 20 anos de carreira, sendo 13 deles no mercado de livros e na liderança de projetos que envolvem marketing, tecnologia e principalmente conteúdos em todos os seus formatos. Nos últimos anos liderou projetos que somam mais de 12 mil horas de conteúdo em áudio, entre audiolivros, podcasts e audioseries. Liderou também toda produção da versão brasileira dos audiolivros da saga de Harry Potter.

Atualmente, é head da Estante Virtual, marketplace de livros do Magalu, e também segue como colunista, professor, mentor e coordenador da Comissão de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

Publicidade
Leia também
Há algo de mágico em ver a comunidade se materializar fisicamente, depois de tanto tempo se construindo online
Em novo artigo, André Palme fala sobre as experiências que viveu em sua 11ª Bienal do Livro
André Palme discorre sobre o ranking do GPTW voltado para o mercado editorial e a importância de se criar um mercado mais humano, mais saudável e mais preparado para o futuro
Em novo artigo, Palme fala sobre a experiência da leitura comunitária e como o livro pode ser, mesmo no ambiente digital, ser um elemento agregador e comunitário
Em novo artigo, André Palme fala sobre a natureza híbrida do consumo cultural atual e na integração inteligente dos dois mundos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Nos mercados mais maduros, a sustentabilidade editorial já é vista como parte da estratégia de negócio
Educadora, palestrante, pesquisadora e consultora, com vivência LGBTQIAPN+ e amparada por livros, costura caminhos autorais para apoiar empresas
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta uma novidade, com edições na Uiclap e no Clube de Autores
Laura Capelhuchnik mediou mesa sobre experiências e desafios no mundo dos podcasts que usam a literatura como matéria-prima
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Há que reconhecer na vida de cada um de nós um livro que marca o nosso antes e depois. O livro dos livros.
Carlos Heitor Cony
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar