Em 2023, o 7º período ficou marcado por bons resultados devido a ações promocionais dos varejistas. Sem contar com ações semelhantes, a performance do varejo de livros no período de 17 de junho a 14 de julho de 2024 apresenta variação negativa de 22,17% no volume e de 10,89% no faturamento.
Em números absolutos, foram vendidos 3,5 milhões de livros em 2024 contra 4,5 milhões no período equivalente de 2023. Em faturamento, foram R$ 173,42 milhões arrecadados em 2024 contra R$ 194,62 milhões no ano anterior.
Em relação ao preço médio, a variação positiva foi de 14,48%, sendo de R$ 43,19 em 2023 para R$ 49,45 em 2024. Porém, o número de novos ISBNs caiu 8,53%.
Vale destacar que em 2023, mesmo com as ações promocionais, em comparação com 2022, a variação negativa no volume de vendas foi de 8,9% e de 1,84% no volume.
O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Dante Cid, se mostrou apreensivo com os números baixos, que se repetem há meses. “Podemos observar um preocupante agravamento da queda em volume, cuja persistência já vínhamos destacando. O faturamento apresentou queda menor apenas porque o perfil de livros mais vendidos no período apresentou preço médio maior que os adquiridos no período equivalente do ano anterior”, explicou.
2023 x 2024
No preço médio, a variação positiva é de 11,92% e de novos ISBNs, de apenas 1,45%.
Importância dos gêneros
Seguindo o padrão visto nos últimos meses, Não Ficção Trade é o único gênero a apresentar uma leve variação positiva no faturamento das editoras de 0,95 p.p.
Não Ficção Especialista (-0,49 p.p.), Ficção (-0,41 p.p.) e Infantil, Juvenil e Educacional (-0,05 p.p.) seguem apresentando queda.
Metodologia
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país. O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira.
A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
Clique aqui para conferir o painel na íntegra.