
Segundo a curadora do evento, Gisele Ferreira, graças à 1ª Vila Literária de Minas Gerais, o Festival recebeu um público de mais de 60 mil pessoas.
"A população e visitantes ficaram encantados com a beleza da 1ª Vila Literária de Minas Gerais e elogiaram muito o novo formato e estrutura montada, que ficou mesmo parecida com uma pequena vila do interior de Minas, mas com a diferença de estar na maior cidade do sul de Minas, um polo turístico, com uma rede hoteleira invejável, ótimos restaurantes, dezenas de pontos turísticos fantásticos e excelente acesso viário”, enfatiza ela. A participação foi maciça da população e mais de 100 cidades entre sul de Minas, interior de São Paulo e outros estados passaram pela Vila e aprovaram o novo formato.
O documentário Flipoços 2024 traz alguns depoimentos de convidados, mostra o contexto geral de como foi a Vila e os espaços abertos que acolheram as crianças, jovens e o público adulto.
20ª edição
Para 2025, o Flipoços e Vila Literária de Minas Gerais já preparam uma programação intensa. Comemorando 20 anos de Festival, de acordo com Gisele, a edição traz como tema as biografias, este gênero literário tão relevante e, muitas vezes, até polêmico, mas sem dúvidas, extremamente apreciado e necessário.
A ideia é destacar as histórias de vida das pessoas e, como representante da temática, o Festival homenageará uma das mais importantes biógrafas do Brasil, a escritora Mary Del Priore, como Patronesse da edição de 20 anos.
O Festival é uma realização GSC Eventos Especiais. Conta com a Parceria internacional Camões, Embaixada de Portugal, Consulado de Portugal em Belo Horizonte, Politécnico de Leiria – CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Social. Acesse o site para mais informações www.flipocos.com.