Crítica literária Ligia Gonçalves Diniz é confirmada na programação oficial da 22º Flip
PublishNews, Redação, 23/07/2024
Festa Literária Internacional de Paraty anuncia o nome da crítica e professora, autora de 'O homem não existe', na agenda principal do evento

Ligia Gonçalves Diniz é professora de teoria literária na UFMG | © Thaís Alvarenga
Ligia Gonçalves Diniz é professora de teoria literária na UFMG | © Thaís Alvarenga
A crítica literária e professora Ligia Gonçalves Diniz fará parte do programa principal da 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que será celebrada de 09 a 13 de outubro. Em maio, Ligia publicou O homem não existe: masculinidade, desejo e ficção (Zahar), livro de inspiração ensaística, no qual a autora reflete, a partir do olhar feminino e da teoria literária, a respeito das figurações do que é ser um homem.

“A Ligia é uma intelectual rara: além da inteligência e da erudição, ela é muito bem-humorada e com essa leveza faz o leitor se sentir muito mais perto da literatura. Em seu O homem não existe, ela cria um catálogo literário, revisitando a tradição com uma necessária releitura das masculinidades e do feminismo”, diz Ana Lima Cecilio, curadora desta edição.

Outros nomes já confirmados na edição deste ano são Édouard Louis, Juan Cárdenas, Ilaria Gaspari e Eliana Alves Cruz. O escritor João do Rio (1881-1921) será o autor homenageado.

Sobre a autora

Ligia Gonçalves Diniz nasceu no Rio de Janeiro, em 1979. É doutora em literatura pela Universidade de Brasília (UnB) e professora de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É autora de Imaginação como presença: o corpo e seus afetos na experiência literária (Editora UFPR, 2020), obra que teve origem na tese de doutorado vencedora do Prêmio Capes na categoria Linguística e Literatura de 2017, e que recebeu o primeiro lugar da Categoria Ciências Humanas da 7ª edição do Prêmio ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias). Publicou também O homem não existe: masculinidade, desejo e ficção (Zahar, Grupo Companhia das Letras, 2024). Na imprensa, contribui com artigos para veículos como Folha de S. Paulo, El País, Nexo e Quatro cinco um.

Curadoria

Ana Lima Cecilio é a curadora da Flip 2024. Com mais de 20 anos de trabalho no universo editorial, tendo atuado em diversas áreas, como edição, clubes do livro e curadoria literária, Ana Lima traz na bagagem uma vasta experiência que visa um olhar atento e direto ao público leitor – o que as pessoas andam lendo, que autores e obras têm mobilizado encontros e discussões.

22ª Flip – Festa Literária Internacional de Paraty

Data: 09 a 13 de outubro de 2024

Tags: Flip, Zahar
[23/07/2024 17:13:29]