
A Motiva, empresa de infraestrutura de mobilidade, e a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) estão anunciando o primeiro concurso de contos da Casa Flip+Motiva. Com inscrições abertas até o dia 30 de junho, o concurso busca incentivar o surgimento de novas vozes e despertar o interesse pela escrita e pela leitura, incentivando a construção de uma sociedade mais informada, engajada e criativa, capaz de criar soluções inovadoras para os desafios do dia a dia. A iniciativa faz parte do rol de ações da Motiva na 23ª edição da Flip, que pelo terceiro ano consecutivo é uma das principais patrocinadoras da festa por meio de seu Instituto.
Para participar do Concurso de Contos Flip+Motiva, é necessário preencher a ficha cadastral neste link e enviar o conto em PDF para o email concursodecontos@museudoterritorio.org.br. Os 300 primeiros textos inscritos estarão concorrendo. O período das inscrições é de 16 de junho até 30 de junho. O regulamento está disponível aqui.
Os dois vencedores do concurso ganharão uma viagem para Paraty para a Flip onde terão a oportunidade de ler seus contos vitoriosos na Casa Flip+Motiva, que faz parte da rede de Casas Parceiras da 23ª edição da Festa, e promove gratuitamente debates sobre temas da contemporaneidade com diferentes autores convidados. Os vencedores acompanharão a festa com todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação pagas.
Os contos inscritos deverão ser inspirados no verso “que toda viagem / é feita só de partida”, do poema v, de viagem, do livro Distraídos Venceremos (1987), do poeta Paulo Leminski, autor homenageado da Flip 2025. Curitibano, filho de pai polonês e mãe negra, Leminski é um dos grandes nomes da poesia brasileira do século 20, conhecido por seus versos curtos, diretos e irônicos, além de popularizar a poesia entre novas gerações. Entre suas obras mais reconhecidas estão Caprichos & relaxos, Distraídos venceremos e Toda poesia, que exploram desde o experimentalismo linguístico até reflexões profundas sobre a vida e a arte.
“Projetos como este inspiram e transformam vidas, aproximando as pessoas da arte e da cultura. É um privilégio termos a oportunidade de realizar o primeiro concurso de contos da nossa parceria com a Flip para incentivar novas vozes e celebrar a arte da escrita. É isso que o nosso Instituto faz: democratiza o acesso e amplia oportunidades em todo o Brasil”, afirma a presidente do Instituto da Motiva, Renata Ruggiero.
Durante o período de inscrições, a Motiva irá divulgar o concurso literário nas suas principais estações de trens e metrôs em São Paulo, no Terminal Intermodal Gentileza, no Rio de Janeiro, e também, em canais de comunicação em Paraty.
Os contos deverão respeitar o limite máximo de 4.000 caracteres (com espaços), escritos na língua portuguesa sem o uso de inteligência artificial e elaborados usando a fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e margens padrão (de 2,5 centímetros). Os arquivos com os contos serão anônimos e devem ser enviados no formato pdf.
Democratizando o acesso à cultura
Essa é a terceira participação consecutiva da Motiva na Flip. Em 2024, estreou a Casa Flip+Motiva, espaço com programação gratuita que reuniu mais de 30 autores e especialistas para debater temas como mobilidade urbana, mudanças climáticas e jornalismo literário. Na mesma edição, a Motiva também foi parceira oficial de mobilidade da festa, oferecendo transporte gratuito para mais de 1.500 pessoas de comunidades locais ribeirinhas, indígenas e quilombolas.
Em 2025, a Motiva, por meio de seu Instituto, levará novamente uma programação com autores e especialistas como parte da programação da Casa Flip+Motiva, além de transporte gratuito para que a população de 19 núcleos urbanos do município de Paraty acesse mais facilmente a festa literária.
Além da Flip, a Motiva apoia outras iniciativas literárias, como a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), em Salvador, a Festa Literária das Periferias (FLUP), no Rio de Janeiro, e a Feira do Livro de São Paulo. Até 2035, por meio de seu Instituto, a Companhia prevê investir R$ 750 milhões em projetos de impacto social, com foco em cultura, educação e literatura. Só em 2025, serão investidos R$ 71 milhões.
Cronograma do Concurso Flip+Motiva:
- 16 a 30 de junho – período de divulgação do concurso e inscrições
- 7 a 11 de julho – divulgação dos vencedores
- 30 de julho a 3 de agosto – participação dos vencedores na 23ªFlip
Caso o concurso seja vencido por um morador de Paraty, além da leitura do conto na Casa Flip+Motiva, este ganhará uma viagem cultural a São Paulo para visitar uma iniciativa cultural apoiada pela Motiva, como o Museu da Língua Portuguesa e a Estação Motiva Cultural.