
Entre os convidados estão Jamil Chade, Natália Timerman, Bel Santos Mayer, Mary Del Priore, Bob Wolfenson, Guilherme Wisnik, Fabiana Cozza, Charles Gavin, Renato Noguera, Eustáquio Neves, Amara Moira, Miguel de Almeida, Renan Quinalha e James Green, entre outros autores, pesquisadores e artistas.
As transformações políticas e sociais do mundo contemporâneo abrem a programação de debates com a mesa Uma breve história do agora, reunindo o jornalista Jamil Chade e o professor Alexandre Moreli para discutir os desdobramentos da crise internacional a partir da obra de Diego Olstein. Questões ambientais também ganham espaço em Ecossocialismo: um projeto de civilização, enquanto a mesa Desejos em revolução: homossexualidades e mudanças políticas, realizada em parceria com a Casa Queer, reúne Renan Quinalha, James Green e Augusta de Oliveira para refletir sobre direitos civis e transformações sociais.
Saúde mental, educação e práticas de leitura também atravessam a programação. Natália Timerman e Ediane Ribeiro conversam sobre os impactos da ansiedade na vida contemporânea, enquanto Januária Cristina Alves e Paula Miraglia discutem educação midiática e leitura crítica do ambiente digital. Já Bel Santos Mayer e Amara Moira participam da mesa Por que e como lemos hoje?, dedicada ao acesso ao livro e à leitura como instrumentos de cidadania, a partir do lançamento da 22ª edição do Caderno Sesc de Cidadania.
A arte aparece como forma de reflexão sobre memória, identidade e resistência cultural. Bob Wolfenson e Guilherme Wisnik discutem fotografia e reconstrução da memória em Reinventar o olhar, enquanto Eustáquio Neves conversa com Eder Chiodetto sobre a diáspora afro-brasileira e sua trajetória artística. A programação inclui ainda mesas dedicadas ao legado de Elza Soares (1930-2022), com Fabiana Cozza e Lígia Moreli; à história da crítica musical brasileira, reunindo Charles Gavin, Romulo Fróes e Miguel de Almeida; e ao teatro de rua a partir da trajetória de Amir Haddad.
No encerramento da programação, Mary Del Priore e Marcos Brogna discutem novos olhares sobre o envelhecimento em Educar para a velhice, enquanto Fe Cortez e Wagner Andrade apresentam caminhos para uma vida mais sustentável na mesa O poder do indivíduo para mudar o mundo.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Quinta-feira, 23 de julho
11h – Reinventar o olhar: memória e reconstrução na fotografia de Bob Wolfenson - Editora Senac
Com Bob Wolfenson e Guilherme Wisnik
15h – Livro e leitura: forma, conteúdo e desdobramentos
Com Tereza Bettinardi e Luiza Romão. Mediação de Thais Heinisch
17h – Educação midiática na prática
Com Januária Cristina Alves e Paula Miraglia. Mediação de Petria Chaves
19h30 – Uma breve história do agora
Com Jamil Chade e Alexandre Moreli. Mediação de Diogo Bercito
Sexta-feira, 24 de julho
11h – Por que e como lemos hoje?
Com Bel Santos Mayer e Amara Moira. Mediação de Tiago Marchesano
15h – Amir Haddad: a utopia representada
Com Thiago Bechara e Catarina Abdalla. Mediação de Aimar Labaki
17h – Ansiedade: uma breve imersão
Com Ediane Ribeiro e Natália Timerman. Mediação: Petria Chaves
19h30 – Elza Soares: mulher do fim do mundo
Com Lígia Moreli e Fabiana Cozza. Mediação: Ana Cristina Pinho
Sábado, 25 de julho
11h – Ecossocialismo: um projeto de civilização
Com Luiz Marques e Laura Luedy. Mediação: Tatiane Basconi
15h – Espírito da intimidade
Com Semayat Oliveira e Renato Noguera. Mediação: Simone Oliveira
17h – Eustáquio Neves: outros navios
Com Eustáquio Neves e Eder Chiodetto. Mediação: Simone Oliveira
19h – Desejos em revolução: homossexualidades e mudanças políticas
Na Casa Queer
Com Renan Quinalha, James Green e Augusta de Oliveira. Mediação: Jean Cândido Brasileiro
19h30 – Meu odiado crítico
Com Miguel de Almeida, Charles Gavin e Romulo Fróes. Mediação: Adriana Ferreira Silva
Domingo, 26 de julho
11h – Educar para a velhice – Editora Senac
Com Mary del Priore e Marcos Brogna
13h – O poder do indivíduo para mudar o mundo – Editora Senac
Com Fe Cortez e Wagner Andrade






