Obras vão de suspense de um serial killer LGBT, passam por estudos sobre o período da ditatura do Brasil, e vão até uma história em quadrinhos sobre um amor ao acaso

Autores e autoras brasileiros tratam da temática em livros de ficção, não ficção e quadrinhos; veja a lista!
O dia 28 de junho marca a data do
Orgulho LGBTQIAP+. Por conta da data, o
PublishNews fez uma lista com títulos de autores brasileiros que tratam da temática sob diferentes prismas. Também por conta do mês do Orgulho, foram divulgados na quinta-feira (27) os resultados da
primeira pesquisa de Diversidade, Equidade e Inclusão para o segmento editorial no Brasil, feitos pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros
(SNEL). Entre as empresas que responderam ao questionário, 58% têm uma pessoa LGBTQIA+ em um cargo de liderança, o mesmo percentual de pessoas negras.
As obras selecionadas aqui vão de suspense de um serial killer LGBT, passam por estudos sobre o período da ditatura do Brasil, e vão até uma história em quadrinhos sobre um amor de um encontro ao acaso.
Confira as obras:
- Quarto aberto (Companhia das Letras), de Tobias Carvalho
Quarto aberto conta a história de Arthur, um jovem gay considerado introvertido, que está em meio a um momento de descobrimento e de reflexão sobre sua sexualidade e, além disso, a forma como gere seus relacionamentos.
Quarto aberto mostra, a complexidade das relações de uma geração de vinte e poucos anos para a qual todas as opções se revelam disponíveis e sedutoras.
- Veado assassino (Companhia das Letras), de Santiago Nazarian
Lançamento mais recente de Santiago Nazarian, a história de
Veado assassino é construída unicamente a partir de diálogos de uma longa entrevista, que colocam em oposição duas vozes que disputam o controle da narrativa do cenário político de um Brasil fictício fortemente inspirado por eventos recentes da atualidade. Na história, um presidente de extrema-direita é morto por um adolescente não binário.
- Te vejo na final (Harlequin Books), de Ayslan Monteiro
O livro de Ayslan Monteiro conta a história de Edinho Meteoro, uma ex-promessa da Seleção Brasileira de Futebol que teve sua carreira mudada drasticamente depois de ser tirado do armário. A vida de Edinho tem uma nova virada quando a recém contratada técnica do Brasil, Cida, surpreende a todos e o convoca para a Copa do Mundo. A capa da edição publicada pela Harlequin Books faz referência a álbuns de figurinha, bastante populares durante Copas do Mundo de futebol.
- Você tem a vida inteira (Galera), de Lucas Rocha
Em
Você tem a vida inteira, Lucas Rocha usa a perspectiva de várias personagens para contar a vivência de pessoas que se cruzam após receberem o diagnóstico de HIV. Na história, Victor fica inseguro ao descobrir que Henrique, com quem está começando uma relação, é soropositivo e resolve fazer um teste, mesmo que os dois só tenham se relacionado com camisinha. Após o resultado negativo no teste, ele conhece Ian, um universitário como ele que acabou de receber uma notícia que pode mudar sua vida.
- Escritos de um viado vermelho: Política, sexualidade e solidariedade (Editora Unesp), de James N. Green
Um dos lançamentos destaque sobre a temática LGBT em 2024,
Escritos de um viado traz ensaios com as pesquisas de James N. Green, que se debruça sobre temas bastante caros, como o movimento LGBTQIA+ e o período da ditadura militar brasileira, e ainda mantém um tom pessoal em sua escrita.
- Conectadas (Seguinte), de Clara Alves
Clara Alves já se tornou uma figura conhecida dentro do cenário da literatura brasileira. Em 2023, ela fez parte da
equipe de curadores da
Bienal do Livro do Rio 2023. No livro, as jovens Raíssa e Ayla se conheceram jogando Feéricos, e desenvolvem um vínculo genuíno. Mas esse novo relacionamento ainda tem um problema: Raíssa utiliza um avatar masculino dentro do jogo, então Ayla não sabe que está conversando com outra garota. Em 2024,
Conectadas completa cinco anos desde seu lançamento, com uma
edição comemorativa que tem capa dura, laterais coloridas, entrevista com autora e um capítulo inédito.
- Cosmico (JBC), de Caio Yo
Inicialmente produzido como uma
webcomic, Cosmico fala sobre o amor entre Marco, aspirante a barista e Theo, introspectivo estudante de astrofísica. Eles se encontram em uma noite banal, e têm suas trajetórias transformadas. O autor Caio Yo, é um ilustrador e quadrinista brasileiro e possui diversas obras publicadas, como
Onsen e
O segredo de baba ganush (Zarabatana Books).
- Amor em jogo (Qualis), de Felipe Mateus
Natural de União dos Palmares, município do interior de Alagoas, o escritor Felipe Mateus utiliza cenários reais da região Nordeste como pano de fundo de sua primeira comédia romântica. Na obra, publicada pela Qualis Editora, o autor valoriza a força, a influência e a cultura regionalista ao destacar pontos turísticos como as águas cristalinas da Praia de Ponta Verde, em Maceió, e a paradisíaca Ilha do Amor, em Camocim, no Ceará. É neste clima tropical que os leitores são apresentados a Henrique Valente, típico jovem do interior alagoano, que se muda para a capital em busca de um emprego melhor. No entanto, aos 25 anos, frustrado com a carreira e cheio de dívidas, a única alternativa que encontra para alcançar os objetivos profissionais é se inscrever com o ex-namorado, Apolo Brandão, no primeiro reality show de casais LGBTQIAPN+, para concorrer ao prêmio de R$ 2 milhões.
- Direitos LGBTI+ no Brasil: novos rumos da proteção jurídica (Edições Sesc São Paulo), organização de Renan Quinalha, Emerson Ramos e Alexandre Melo Franco Bahia
O novo livro traz 20 artigos de especialistas e pesquisadores sobre a memória, o presente e os desafios que se apresentam às conquistas de direitos das pessoas LGBTI+. Retomando os avanços obtidos desde 2010, o livro também constrói uma perspectiva crítica – seja no âmbito dessas conquistas majoritariamente obtidas no judiciário, seja em relação aos limites do próprio direito como categoria última de conquista da cidadania. Uma ampla gama de questões ligadas aos direitos de gays, lésbicas, bissexuais, transsexuais e outras identidades sexuais não hegemônicas é tratada nos artigos.
- Amor em 12 meses sem juros (Valentina), de Juliana Reis
Lançamento da Valentina para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+,
Amor em 12 meses sem juros, de Juliana Reis,
narra a trajetória de Ana Alice Marinho, que apesar de ser uma romântica incurável, aos 24 anos jamais sentiu o prazer de se apaixonar de verdade e engrenar um relacionamento por mais de três meses; e Naomi Mori, que, às vésperas do seu casamento, resolve se inscrever num site que promete encontrar o par perfeito de qualquer pessoa, só para ter certeza de que está noiva da garota certa.