
Embora os negócios com o Brasil ainda sejam tímidos, o PublishNews confirmou que a biografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de Fernando Morais, publicada aqui pela Companhia das Letras, será lançada na China ainda este ano – que marca o aniversário de 50 anos das relações entre os dois países. O livro será publicado pela Yilin Press, um selo da Phoenix Publishing and Media Inc., uma das gigantes do setor no país asiático.
A Yilin anunciou também o acordo para publicar a primeira edição de um quadrinho da série The Three-Body Problem de Liu Cixin (os livros originais da série são publicados no Brasil pelo selo Suma, do Grupo Companhia das Letras, com o título O problema dos três corpos).
De acordo com a Corporação de Importação e Exportação de Publicações Nacional da China (CNPIEC), organização estatal que produz a Feira, foram mais de mil eventos culturais ligados à Feira de Pequim deste ano, como lançamento de livros – mesmo durante os dias profissionais –, palestras, seminários, exibições de diferentes tamanhos. Desde antes do início dos trabalhos, a organização vinha divulgando os esforços de internacionalização – 17% a mais de exibidores internacionais do que em 2023.
Países como Japão, Malásia, Reino Unido e Itália fizeram crescer sua presença, com estandes nacionais reunindo editoras, agentes e escritores, e foi possível notar na Feira forte presença de editoras científicas alemãs (como a Springer Nature), norte-americanas (como a Cengage e diversas universitárias) e holandesas (como a Elsevier e a De Gruyter Brill).
O intenso intercâmbio acadêmico é também fruto de uma política nacional do governo chinês de se transformar em líder global na área de pesquisas científicas, e o setor editorial é parte fundamental dessa investida.

O Springer Nature Group também assinou contratos com a Phoenix e com a Huazhong University of Science and Technology Press, para a publicação de séries de referência em assuntos como tecnologia robótica e patrimônio cultural.
Colaborações internacionais
Mesmo com os números positivos celebrados pela organização, de recuperação em relação ao ano passado, o esforço de atrair mais interesse internacional para a Feira ainda tem espaço de manobra, bem como a colaboração internacional com empresas editoriais do país.
Em uma conversa com jornalistas internacionais durante a Feira de Pequim, o presidente da Phoenix, Zhang Chaoyang, afirmou que uma marca editorial pode ser um símbolo para a comunicação cultural internacional.
"Estamos produzindo conteúdos com diferentes parceiros em diferentes línguas", enfatizou, durante um evento de lançamento de 26 novas marcas editoriais do grupo na China, ligadas a humanidades, ciências sociais, literatura global e ciências. "Só no ano passado, tivemos acordos para mais de 400 títulos internacionais", comentou.

Ele também citou a influência que a literatura – e as traduções – podem ter no turismo. "Autores como Proust e Camus vendem muito bem no mercado chinês. Isso tem impacto no turismo, porque muitos chineses passam a procurar fazer turismo na França. Quando fui para lá na última vez, fiquei muito impressionado com a importância dada pelo governo francês à casa de Victor Hugo. Esperamos que, como editora, possamos contribuir também no turismo, com publicações de guias, por exemplo", afirmou.
O empresário citou ainda uma tendência nas plataformas de vídeo, que mostra casais internacionais – chineses casados com estrangeiros – mostrando diferenças culturais que aparecem no dia a dia. "Esse tipo de conteúdo pode mostrar uma tendência para a publicação, por que não?", disse. "Tudo está mudando, a indústria editorial vai encontrar muitos novos desafios, mas eu acredito de verdade que no futuro a cultura vai se tornar mais colorida por causa dos intercâmbios. Há uma demanda por negócios bilaterais nesse sentido", explicou.
Números da Feira Internacional do Livro de Pequim 2024:
- Mais de 1,6 expositores. Desses, 1.050 eram expositores internacionais de 71 países e regiões ao redor do mundo – um aumento de 150 (17%) em relação ao ano passado.
- Mais de mil eventos culturais, incluindo mini-exposições, palestras, seminários, salões, sessões com autores e lançamentos de livros em Pequim, atraíram quase 300 mil visitantes durante o período de cinco dias.
- 15 novos países e regiões, incluindo Azerbaijão, Tchéquia, Nigéria, Noruega, Eslováquia e Catar, estão participando este ano em comparação com o ano passado.
- Japão, Malásia, Reino Unido e Itália aumentaram significativamente sua presença.
- Três grandes conferências internacionais: a PubTech Conference (19 de junho), o BIBF World Children’s Book Forum (20 de junho) e o 2024 Beijing International Publishing Forum (21 de junho).
*O repórter viajou a convite da Feira Internacional do Livro de Pequim.