Livro de guitarrista da banda Cachorro Grande vai ajudar livraria em Porto Alegre atingida pelas chuvas
PublishNews, Redação, 18/06/2024
'Grosswords' (Aboio​) é organizado pelo jornalista Saulo Marino, tem prefácio de Paulo Miklos e sintetiza a carreira e verve poética de Marcelo Gross

Detalhe da capa do novo livro de Marcelo Gross | © Aboio
Detalhe da capa do novo livro de Marcelo Gross | © Aboio

O lançamento de Grosswords (Aboio) – livro organizado pelo jornalista Saulo Marino e com prefácio de Paulo Miklos, que sintetiza a carreira e verve poética de Marcelo Gross – também marca um compromisso com a comunidade literária do Rio Grande do Sul, gravemente afetada pelas recentes enchentes. Em solidariedade à Livraria Taverna, localizada na Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre, a editora anunciou que 20% do valor total arrecadado com as vendas do livro será doado para sua reconstrução.

A pré-venda de Grosswords já está disponível no Catarse e no site da editora Aboio. Quem apoiar o projeto durante a pré-venda terá o nome impresso no livro e receberá um desconto especial.

O livro reúne todas as letras compostas por Marcelo Gross, uma jornada pela carreira de mais de duas décadas do músico, desde seus primeiros passos com a banda Cachorro Grande até seu mais recente álbum solo, Exilado.

“São 50 letras que eu escrevi para a Cachorro Grande. Cinquenta letras que eu escrevi para o meu trabalho solo. E são 50 anos de vida. Então eu achei o momento apropriado pra fazer essa compilação”, explica o compositor. “Estão presentes letras como Lunático; Dia perfeito; Sinceramente; Alô, liguei; Que loucura; Bom Brasileiro”, diz.

O livro também inclui quatro letras inéditas, oferecendo aos fãs um vislumbre exclusivo do processo criativo do artista.

"Essa é uma oportunidade rara de revelar em perspectiva o trabalho do compositor através dos anos. É um livro para ler e ouvir em alto e bom som, já que é muito fácil encontrar as músicas nas plataformas digitais para viver a imersão completa. Mas este livro tem vida própria. Você pode cantar com ele se quiser. Ou só mergulhar na poesia. Será que ela se distanciou do ritmo, das melodias e da distorção? Eu sinto que não. Este livro está pulsando e gritando!”, escreve Miklos na apresentação.

Sobre Marcelo Gross:

Marcelo Gross iniciou sua carreira como baterista, acompanhando Júpiter Maçã na turnê de "A Sétima Efervescência" e participando das gravações de "Plastic Soda". Em 1999, co-fundou a banda Cachorro Grande, com a qual lançou oito álbuns de estúdio e se tornou um dos principais letristas do rock brasileiro. Sua carreira solo inclui quatro discos: Use o assento para flutuar (2013), Chumbo & Pluma (2017), Tempo Louco (2021) e Exilado (2022). Em 2024, gravou ao vivo no Teatro de Câmara Túlio Piva, em Porto Alegre, a coletânea Grossroads, que reúne sucessos de toda a sua trajetória.

[18/06/2024 10:40:00]