A jornalista e ativista canadense Naomi Klein é a vencedora da primeira edição do Women’s Prize for Non Fiction com a obra Doppelganger; e a americana V. V. Ganeshananthan a premiada no Women’s Prize for Fiction 2024 pela obra Brotherless Night.

A partir daí, a jornalista destrincha o mundo das notícias falsas e o outro lado da nossa história atual de constantes ameaças à democracia. O livro será publicado em setembro no Brasil pela Carambaia.
“Esta análise brilhante e em camadas demonstra humor, visão e experiência. A escrita de Klein é profundamente pessoal e impressionantemente expansiva”, elogiou Suzannah Lipscomb, presidente do júri.

Sashi, de 16 anos, quer ser médica. Mas durante a década seguinte, uma violenta guerra civil devasta sua casa e seu sonho sai do rumo quando ela vê seus quatro amados irmãos e seu amigo K envolvidos na violência crescente. Desesperado para agir, Sashi aceita o convite de K para trabalhar como médico num hospital de campanha para os militantes Tigres Tamil, que, após anos de discriminação e violência estatal, lutam por uma pátria separada para a minoria Tamil do Sri Lanka.
Mas depois que os Tigres assassinaram um de seus professores e as forças de manutenção da paz indianas chegaram apenas para cometer mais atrocidades, Sashi começa a questionar sua posição. Quando uma de suas professoras da faculdade de medicina, uma feminista e dissidente tâmil, a convida para participar de um projeto secreto que documenta violações dos direitos humanos, ela embarca em um caminho perigoso que a mudará para sempre.
“Brotherless Night é um romance brilhante, convincente e profundamente comovente que testemunha as tragédias íntimas e em escala épica da guerra civil do Sri Lanka”, disse Monica Ali, presidente do júri de Ficção.
Klein e Ganeshananthan levam para casa o prêmio de £ 30 mil (aproximadamente R$ 204 mil).