Luis S. Krausz lança seu novo romance, 'O outono dos ipês-rosas', em São Paulo
PublishNews, Redação, 10/06/2024
Obra publicada pela Cepe Editora terá lançamento na Livraria da Travessa Pinheiros

Luis S. Krausz lança seu novo romance na Travessa de Pinheiros, em São Paulo | © Arquivo pessoal
Luis S. Krausz lança seu novo romance na Travessa de Pinheiros, em São Paulo | © Arquivo pessoal
O enredo do novo romance de Luis S. Krausz, O outono dos ipês-rosas, foge ao lugar comum. “Poucas coisas acontecem, no sentido tradicional dos enredos, nas páginas deste livro”, revela o autor. Na obra, publicada pela Cepe Editora, o personagem Martin Stieglitz é um herdeiro. Não apenas dos bens que garantem uma vida confortável, sem exuberâncias, em um dos bairros nobres da capital paulista, mas de gostos, hábitos e valores da família, que migrou da Europa com a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha. Em seu conforto, o protagonista compartilha as heranças com um círculo de descendentes de imigrantes de sua mesma origem: judeus vindos do universo austro-alemão. O lançamento será nesta segunda-feira, dia 10 de junho, na Livraria da Travessa (Rua dos Pinheiros, 513, Pinheiros – São Paulo / SP). Antes dos autógrafos, o autor participa de um bate-papo sobre a obra com o crítico literário Márcio Seligmann-Silva.

Com 428 páginas, o livro muda a narrativa ao longo do enredo. A mudança acontece com a chegada, em São Paulo, de um personagem importante para a constelação de descendentes. Krausz adianta que a chegada de tal figura desencadeia uma narrativa em dois tempos. “O (tempo) de um passado, cuja fulguração parece tanto mais forte quanto maior a distância, e o de um presente cada vez mais indecifrável e ameaçador”, detalha. Antes de tal mudança, a narrativa se passa em uma espécie de presente contínuo. “O presente do protagonista é profundamente impregnado pelo passado”, acrescenta. O enredo é dividido em duas partes e pequenos capítulos, enriquecidos com fotos e notas de rodapé.

Ao tecer a narrativa, Krausz recorre a referências das línguas alemã e hebraica, determinantes para se compreender o passado e o presente do protagonista; à geografia urbana do mundo do personagem, com detalhamento do traçado de ruas e avenidas e monumentos de São Paulo (SP) e Viena (Áustria); ao modo de viver dos austro-alemães das primeiras décadas do século 20, bem como à literatura, à pintura e à música. O narrador frisa que “não seria um exagero dizer de Martin Stieglitz que, sem a música, sem a literatura e sem o chá, sua vida não seria sua vida.” Por música, entenda-se a clássica e preferencialmente, fazendo justiça às suas origens familiares, de compositores alemães e austríacos.

Sobre o autor

O escritor Luis Sergio Krausz é tradutor literário e professor de Literatura Hebraica e Judaica na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). O seu novo romance, O outono dos ipês-rosas, é o sétimo de sua carreira literária e o terceiro pela Cepe Editora. Antes, a companhia publicou Outro lugar (2017), vencedor do Prêmio Cepe Nacional de Literatura 2016 e terceiro lugar no Prêmio Machado de Assis, e Opulência (2020). Os outros romances do autor são Desterro: memórias em ruínas (Tordesilhas, 2011); Deserto (Benvirá, 2013); Bazar Paraná (Benvirá, 2015) e O livro da imitação e do esquecimento (Benvirá, 2017).

Serviço:

Lançamento do livro 'O outono dos ipês-rosas' (Cepe Editora)

Quando: 10 de junho de 2024 (segunda-feira)
Hora: 19 horas
Onde: Livraria da Travessa, Rua dos Pinheiros, 513, Pinheiros, São Paulo (SP)
Preço: R$ 75 (impresso) / R$ 37,50 (e-book)

[10/06/2024 10:50:00]