
Os organizadores da Feira do Livro de Frankfurt, que ocorre entre os dias 16 e 20 de outubro, estão criando uma nova plataforma online chamada Frankfurt Connect, que tem como objetivo disponibilizar digitalmente mais serviços e recursos B2B (entre empresas) da feira durante todo o ano. A organização se refere a ela como “um LinkedIn para publishing” e enfatiza o potencial de mídia social para o desenvolvimento do segmento.
Ann-Kristin Oestreicher, gerente sênior de marketing da Feira, diz que o nome do serviço reflete o contexto central do evento enquanto criador de conexões, e facilitador no acesso a novos conhecimentos e reuniões de negócios.
“Isso sempre esteve em nosso DNA”, diz Oestreicher. “É o núcleo de nosso modelo de negócios. Mas agora estamos desenvolvendo isso de forma mais ampla. Levaremos o que torna única nossa feira comercial para o espaço digital durante os dias da feira e para além de outubro, pelo resto do ano".
“Com o Frankfurt Connect, possibilitaremos encontros casuais com os quais nossos clientes estão familiarizados em sua experiência cotidiana em feiras de negócios”, diz ela, “e levaremos esses encontros para o próximo nível, digital. Com o 'Badge Scan', poderemos escanear o passe da feira de livros de um novo contato", por exemplo.
“Usando o aplicativo Frankfurt Connect, os expositores poderão receber mais informações sobre esse novo contato”, o que pode levar, é claro, a uma parceria personalizada no futuro.
Assim como os recursos já conhecidos do programa digital Frankfurt Rights, espera-se que o Frankfurt Connect também permita o upload de materiais de marketing sobre a empresa de um novo contato. O sistema também deverá permitir a marcação de compromissos, seja no local ou em chamadas de vídeo.
Um calendário de eventos deve fazer parte da plataforma, diz Oestreicher – indo muito além, é claro, dos 3 mil ou mais que ocorrem durante a própria semana de Frankfurt. Tais informações de programação abrangerão não apenas as atividades da feira principal, mas também a programação internacional de Frankfurt em locais que vão da Cidade do México a Jacarta.
Espera-se que a funcionalidade completa esteja disponível tanto no site da plataforma quanto no aplicativo.
A equipe por trás do Frankfurt Connect, diz Oestreicher, planeja ver sua ativação inicial como uma espécie de pequeno lançamento, com atualizações e upgrades posteriores, com base na interação e na reação do usuário.
“Já temos uma boa plataforma para nossos clientes para os dias de feira em outubro”, diz Oestreicher, “mas essa não será a versão final. Estamos trabalhando em outros serviços paralelamente e os lançaremos após a feira, receberemos feedback de nossos usuários diretamente após o lançamento e usando essa informação para desenvolver ainda mais as funcionalidades. Trabalharemos no Frankfurt Connect usando o método de trabalho 'ágil' em equipes interdisciplinares”.
Para além da semana da Feira
De acordo com Oestreicher, o objetivo do desenvolvimento do Frankfurt Connect é oferecer uma arena centralizada que capitalize, como fazem muitas instalações comerciais e sem fins lucrativos, os elementos de rede e cooperação da experiência da feira física.
“Pessoas do setor se reunirão lá” no Frankfurt Connect “para trabalhar em projetos conjuntos”, diz ela, “e veremos uma comunidade editorial que revitalizará nosso setor muito além da semana da feira”.
De acordo com Publishing Perspectives, espera-se que informações mais detalhadas sobre a Frankfurt Connect sejam divulgadas em junho.






