Publicidade
Publicidade
Área Indie: Uma denúncia poética e João do Rio e Chiquinha Gonzaga em financiamento coletivo
PublishNews, Redação, 22/05/2024
Seção publieditorial do PublishNews traz obra escrita por Edileila Portes e o projeto de financiamento coletivo da Bandeirola para publicar as obras 'Pavor dentro da noite' e 'Eu e Chiquinha Gonzaga'

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail comercial@publishnews.com.br. Essa semana são três novidades:

A primeira é o livro Rasgos na alma: ode ao Vale do Rio Doce, de autoria de Edileila Portes, pesquisadora e artista visual, faz referência aos sentimentos pelos quais os atingidos/moradores do Vale do Rio Doce, Minas Gerais, Brasil passaram com o desmoronamento da barragem da Samarco, em novembro de 2015, no distrito de Bento Rodrigues, Mariana (MG), numa denúncia poética, expressão permitida pela Arte.

Trata-se de um poema ilustrado, editado pela Editora Atafona (BH) com a coedição do Ateliê Edileila Portes e o apoio da Comissão Mineira de Folclore. Foi contemplado com o selo de “Altamente Recomendável” (2018), pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ.

E o projeto de financiamento coletivo da Bandeirola para publicar obras de dois artistas do Rio Belle Époque: João do Rio e Chiquinha Gonzaga.

Os contos de mistério escritos pelo - de fato - inigualável João do Rio são histórias ambientadas em salões finos, em becos sujos, fummeries, casas de jogos, em quartos escuros e por esses ambientes circulam flâneurs, apaixonados, coquetes, suicidas, obsessivos, sádicos. São contos de mistério, de espanto e, também, de dor.

Os contos de João do Rio em Pavor dentro da noite, carregam os traços do decadentismo, marcado pelo fascínio do extraordinário, com narrativas que apontam afetividade mórbida, neurastênicos que exprimem paixões incomuns em ambientes exóticos, sem deixar de lado a frivolidade social, a mordacidade, o estilo afetado, a moralidade hesitante.

Já o livro Eu e Chiquinha da Silva é uma edição especial: em suas páginas o leitor vai encontrar trechos de composições de Chiquinha Gonzaga (e seus parceiros), além de surpreendentes pontos de sua biografia, repleta de desafios que marcaram a vida da compositora.

A iconografia escolhida, caminha pelo ambiente arquitetônico de um Rio de Janeiro cotidiano, cultural, pelas partituras, páginas de revista e propagandas da época vivida por Chiquinha Gonzaga. A obra foi organizada por Úrsula Antunes.

As obras estão em financiamento coletivo no Catarse. Para apoiar, clique aqui.

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seção publieditorial do PublishNews traz obras escritas por Israel Rodrigues e Cecília Soares
Escrito por Cecília Soares, 'Barões de Tamancos' oferece uma história ilustrada sobre produção e consumo de calçados durante o período imperial, com foco no Rio de Janeiro
Em 'Geração Fracassada. Não faça parte dela', Israel Rodrigues destaca a desconexão entre as expectativas impostas pela sociedade moderna e aquilo que realmente funciona
Obras publicadas pela Editora Asinha e escritas por Leninha Garcia e Mariana Kaludin compõem a seção publieditorial do PublishNews esta semana
Escrito por Mariana Kaludin Sarro, 'Papai está triste' aborda a delicada jornada de um filho diante do transtorno mental de seu pai
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Esta semana, 'Os passarinhos' dão espaço para uma nova tira da Rê Tinta
Em novo artigo, Fernando Tavares convida o leitor a se aprofundar no tema da inteligência artificial e explorar suas múltiplas funcionalidades
Seção publieditorial do PublishNews traz obras escritas por Israel Rodrigues e Cecília Soares
Em 'Geração Fracassada. Não faça parte dela', Israel Rodrigues destaca a desconexão entre as expectativas impostas pela sociedade moderna e aquilo que realmente funciona
Escrito por Cecília Soares, 'Barões de Tamancos' oferece uma história ilustrada sobre produção e consumo de calçados durante o período imperial, com foco no Rio de Janeiro
O leitor se emociona e aí ele entende, não o contrário.
Moacyr Scliar
Escritor brasileiro
(1937-2011)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar