Publicidade
Publicidade
Área Indie: Uma denúncia poética e João do Rio e Chiquinha Gonzaga em financiamento coletivo
PublishNews, Redação, 22/05/2024
Seção publieditorial do PublishNews traz obra escrita por Edileila Portes e o projeto de financiamento coletivo da Bandeirola para publicar as obras 'Pavor dentro da noite' e 'Eu e Chiquinha Gonzaga'

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail comercial@publishnews.com.br. Essa semana são três novidades:

A primeira é o livro Rasgos na alma: ode ao Vale do Rio Doce, de autoria de Edileila Portes, pesquisadora e artista visual, faz referência aos sentimentos pelos quais os atingidos/moradores do Vale do Rio Doce, Minas Gerais, Brasil passaram com o desmoronamento da barragem da Samarco, em novembro de 2015, no distrito de Bento Rodrigues, Mariana (MG), numa denúncia poética, expressão permitida pela Arte.

Trata-se de um poema ilustrado, editado pela Editora Atafona (BH) com a coedição do Ateliê Edileila Portes e o apoio da Comissão Mineira de Folclore. Foi contemplado com o selo de “Altamente Recomendável” (2018), pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ.

E o projeto de financiamento coletivo da Bandeirola para publicar obras de dois artistas do Rio Belle Époque: João do Rio e Chiquinha Gonzaga.

Os contos de mistério escritos pelo - de fato - inigualável João do Rio são histórias ambientadas em salões finos, em becos sujos, fummeries, casas de jogos, em quartos escuros e por esses ambientes circulam flâneurs, apaixonados, coquetes, suicidas, obsessivos, sádicos. São contos de mistério, de espanto e, também, de dor.

Os contos de João do Rio em Pavor dentro da noite, carregam os traços do decadentismo, marcado pelo fascínio do extraordinário, com narrativas que apontam afetividade mórbida, neurastênicos que exprimem paixões incomuns em ambientes exóticos, sem deixar de lado a frivolidade social, a mordacidade, o estilo afetado, a moralidade hesitante.

Já o livro Eu e Chiquinha da Silva é uma edição especial: em suas páginas o leitor vai encontrar trechos de composições de Chiquinha Gonzaga (e seus parceiros), além de surpreendentes pontos de sua biografia, repleta de desafios que marcaram a vida da compositora.

A iconografia escolhida, caminha pelo ambiente arquitetônico de um Rio de Janeiro cotidiano, cultural, pelas partituras, páginas de revista e propagandas da época vivida por Chiquinha Gonzaga. A obra foi organizada por Úrsula Antunes.

As obras estão em financiamento coletivo no Catarse. Para apoiar, clique aqui.

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados por editoras, de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Publicidade
Leia também
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Livro fornece um manual estratégico para empreender no mercado de software em meio a canibalização e a comoditização dos softwares ERP tradicionais
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Bruna Heinzen semeia, em 'Um jardim de sentidos', uma narrativa infantil que convida o pequeno leitor a explorar o mundo por meio dos cinco sentidos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Iniciativa fez um mapeamento de todas as pessoas que trabalham e atuam com quadrinhos e/ou humor gráfico no Brasil e ouviu Lucio Luiz e Paloma Diniz, dois experts no assunto
"Hoje quero falar sobre um outro aspecto estratégico do mercado, a discoverability, ou a possibilidade de seu livro ser encontrado em uma loja online", diz o colunista. Leia!
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Henrique Rodrigues propõe que projetos literários tenham caráter mais formativo diante da queda no número de leitores no país
Todo homem saudável consegue ficar dois dias sem comer - sem a poesia, jamais.
Charles Baudelaire
Poeta francês
(1821-1867)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar