Publicidade
Publicidade
João do Rio e Chiquinha Gonzaga em financiamento coletivo pela Bandeirola
PublishNews, Redação, 22/05/2024
Editora quer dar protagonismo aos artistas do Rio Belle Époque publicando ‘Pavor dentro da noite’ e ‘Eu e Chiquinha Gonzaga’

O Rio de Janeiro da belle époque trouxe modernidade e urbanização a uma cidade antes conhecida como Cidade da Morte e Porto Sujo, à custa da derrubada de cortiços, casebres, vielas e becos, em período de intensa explosão da população urbana, acompanhada por mudanças políticas, sociais e efervescência cultural, como nos adianta o escritor Hedjan C.S., no prefácio de Pavor dentro da noite.

Paulo Barreto, o João do Rio, e Francisca Gonzaga, conhecida como Chiquinha Gonzaga brilharam nesse período, audazes em suas atitudes e no trabalho que amavam: João do Rio como jornalista e escritor, Chiquinha Gonzaga como compositora e maestra. Ambos, descendentes de escravizados alforriados, quebraram regras mediando a cultura popular e a erudita.

Os contos de mistério escritos pelo - de fato - inigualável João do Rio são histórias ambientadas em salões finos, em becos sujos, fummeries, casas de jogos, em quartos escuros e por esses ambientes circulam flâneurs, apaixonados, coquetes, suicidas, obsessivos, sádicos. São contos de mistério, de espanto e, também, de dor.

O cenário é alegre, repleto de vozes e música, um Rio de Janeiro belle époque e carnavalesco.

Os contos de João do Rio em Pavor dentro da noite, carregam os traços do decadentismo, marcado pelo fascínio do extraordinário, com narrativas que apontam afetividade mórbida, neurastênicos que exprimem paixões incomuns em ambientes exóticos, sem deixar de lado a frivolidade social, a mordacidade, o estilo afetado, a moralidade hesitante.

Já o livro Eu e Chiquinha da Silva é uma edição especial: em suas páginas o leitor vai encontrar trechos de composições de Chiquinha Gonzaga (e seus parceiros), além de surpreendentes pontos de sua biografia, repleta de desafios que marcaram a vida da compositora.

A iconografia escolhida, caminha pelo ambiente arquitetônico de um Rio de Janeiro cotidiano, cultural, pelas partituras, páginas de revista e propagandas da época vivida por Chiquinha Gonzaga. A obra foi organizada por Úrsula Antunes.

O leitor cabe deixar vir à tona desenhos, anotações, crônicas, composições, poemas e o que mais passar por seus pensamentos ocupando as páginas em branco.

As obras estão em financiamento coletivo no Catarse. Para apoiar, clique aqui.

Um livro não se faz sozinho e em Pavor dentro da noite e Eu e Chiquinha Gonzaga a Bandeirola contou com sua equipe: Sandra Abrano, na edição, projeto editorial e coordenação; na criação do projeto gráfico e capa, além de todas as fases visuais da edição, a editora de arte Thaís de Bruÿn Ferraz e Pedro Henrique Andrade Silva no postal, marcador e mocapes.

Pavor dentro da noite
Autor: João do Rio
Encadernação: capa dura
Número de páginas: 128
Dimensão: 13,5 x 18,5 cm
ISBN: 978-65-85261-10-4
Preço: R$ 72 (pré-lançamento)

Eu e Chiquinha Gonzaga
Curadoria: Úrsula Antunes
Encadernação: brochura com cantos arredondados
Número de páginas: 96
Dimensão: 13 x 18 cm
ISBN: 978-65-85261-11-1
Preço: R$ 45 (pré-lançamento)

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seção publieditorial do PublishNews apresenta livros publicados pela Aboio e Outono Edições e escritos por Milena Martins Moura e Francirene Gripp de Oliveira
'O Cordeiro e os Pecados dividindo o pão', obra de Milena Martins Moura, aborda a ligação entre o sagrado e o desejo feminino, numa releitura subversiva das figuras femininas míticas arquetípicas
Obra infantojuvenil de Francirene Gripp de Oliveira conta a história de um dinossauro que aparece num parque de conservação ambiental em pleno Cerrado de Minas Gerais
Seção publieditorial do PublishNews traz obras escritas por Israel Rodrigues e Cecília Soares
Em 'Geração Fracassada. Não faça parte dela', Israel Rodrigues destaca a desconexão entre as expectativas impostas pela sociedade moderna e aquilo que realmente funciona
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Entrevista tentou evitar alguns lugares-comuns que se criaram nos últimos tempos e procurou focar em usos específicos e indicações para profissionais do mercado do livro e interessados nesses processos
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews apresenta livros publicados pela Aboio e Outono Edições e escritos por Milena Martins Moura e Francirene Gripp de Oliveira
'O Cordeiro e os Pecados dividindo o pão', obra de Milena Martins Moura, aborda a ligação entre o sagrado e o desejo feminino, numa releitura subversiva das figuras femininas míticas arquetípicas
Obra infantojuvenil de Francirene Gripp de Oliveira conta a história de um dinossauro que aparece num parque de conservação ambiental em pleno Cerrado de Minas Gerais
Acho que todo escritor é um leitor de si mesmo.
Michel Laub
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar