Publicidade
Publicidade
João do Rio e Chiquinha Gonzaga em financiamento coletivo pela Bandeirola
PublishNews, Redação, 22/05/2024
Editora quer dar protagonismo aos artistas do Rio Belle Époque publicando ‘Pavor dentro da noite’ e ‘Eu e Chiquinha Gonzaga’

O Rio de Janeiro da belle époque trouxe modernidade e urbanização a uma cidade antes conhecida como Cidade da Morte e Porto Sujo, à custa da derrubada de cortiços, casebres, vielas e becos, em período de intensa explosão da população urbana, acompanhada por mudanças políticas, sociais e efervescência cultural, como nos adianta o escritor Hedjan C.S., no prefácio de Pavor dentro da noite.

Paulo Barreto, o João do Rio, e Francisca Gonzaga, conhecida como Chiquinha Gonzaga brilharam nesse período, audazes em suas atitudes e no trabalho que amavam: João do Rio como jornalista e escritor, Chiquinha Gonzaga como compositora e maestra. Ambos, descendentes de escravizados alforriados, quebraram regras mediando a cultura popular e a erudita.

Os contos de mistério escritos pelo - de fato - inigualável João do Rio são histórias ambientadas em salões finos, em becos sujos, fummeries, casas de jogos, em quartos escuros e por esses ambientes circulam flâneurs, apaixonados, coquetes, suicidas, obsessivos, sádicos. São contos de mistério, de espanto e, também, de dor.

O cenário é alegre, repleto de vozes e música, um Rio de Janeiro belle époque e carnavalesco.

Os contos de João do Rio em Pavor dentro da noite, carregam os traços do decadentismo, marcado pelo fascínio do extraordinário, com narrativas que apontam afetividade mórbida, neurastênicos que exprimem paixões incomuns em ambientes exóticos, sem deixar de lado a frivolidade social, a mordacidade, o estilo afetado, a moralidade hesitante.

Já o livro Eu e Chiquinha da Silva é uma edição especial: em suas páginas o leitor vai encontrar trechos de composições de Chiquinha Gonzaga (e seus parceiros), além de surpreendentes pontos de sua biografia, repleta de desafios que marcaram a vida da compositora.

A iconografia escolhida, caminha pelo ambiente arquitetônico de um Rio de Janeiro cotidiano, cultural, pelas partituras, páginas de revista e propagandas da época vivida por Chiquinha Gonzaga. A obra foi organizada por Úrsula Antunes.

O leitor cabe deixar vir à tona desenhos, anotações, crônicas, composições, poemas e o que mais passar por seus pensamentos ocupando as páginas em branco.

As obras estão em financiamento coletivo no Catarse. Para apoiar, clique aqui.

Um livro não se faz sozinho e em Pavor dentro da noite e Eu e Chiquinha Gonzaga a Bandeirola contou com sua equipe: Sandra Abrano, na edição, projeto editorial e coordenação; na criação do projeto gráfico e capa, além de todas as fases visuais da edição, a editora de arte Thaís de Bruÿn Ferraz e Pedro Henrique Andrade Silva no postal, marcador e mocapes.

Pavor dentro da noite
Autor: João do Rio
Encadernação: capa dura
Número de páginas: 128
Dimensão: 13,5 x 18,5 cm
ISBN: 978-65-85261-10-4
Preço: R$ 72 (pré-lançamento)

Eu e Chiquinha Gonzaga
Curadoria: Úrsula Antunes
Encadernação: brochura com cantos arredondados
Número de páginas: 96
Dimensão: 13 x 18 cm
ISBN: 978-65-85261-11-1
Preço: R$ 45 (pré-lançamento)

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Publicidade
Leia também
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados
Livro de Luciane Mustafá propõe um gesto simples e profundamente transformador
Contos abordam temas universais do universo feminino, como autoestima, relações afetivas, identidade, limites, espiritualidade, culpa, expectativas sociais e autoconhecimento
Narrativa de Luciane Mustafá é marcada por introspecção, memória afetiva e reflexões que dialogam com espiritualidade, psicologia e autoconhecimento
Essa semana, a Área Indie apresenta duas novidades das editoras Uiclap e Literalux
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
O que os números, um olhar atento e um cartão de visita pisoteado dizem sobre a evolução das obras em áudio no país
Com base no artigo do italiano Luciano Floridi, Fernando Tavares escreve sobre o processo de mudança na 'carpintaria' da escrita
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados
Livro de Luciane Mustafá propõe um gesto simples e profundamente transformador
Contos abordam temas universais do universo feminino, como autoestima, relações afetivas, identidade, limites, espiritualidade, culpa, expectativas sociais e autoconhecimento
Cada livro cria a sua linguagem
Cristovão Tezza
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar