Publicidade
Publicidade
Uma denúncia poética
PublishNews, Redação, 22/05/2024
'Rasgos na alma', a autora Edileila Portes faz referência aos sentimentos pelos quais os atingidos/moradores do Vale do Rio Doce, Minas Gerais, Brasil passaram com o desmoronamento da barragem da Samarco, em novembro de 2015

O livro Rasgos na alma: ode ao Vale do Rio Doce, de autoria de Edileila Portes, pesquisadora e artista visual, faz referência aos sentimentos pelos quais os atingidos/moradores do Vale do Rio Doce, Minas Gerais, Brasil passaram com o desmoronamento da barragem da Samarco, em novembro de 2015, no distrito de Bento Rodrigues, Mariana (MG), numa denúncia poética, expressão permitida pela Arte.

Objetiva, também, fazer uma homenagem ao Vale, focando os sentimentos que os moradores de Governador Valadares (MG) - cidade onde a autora mora atualmente - possuem, representados metaforicamente nos símbolos presentes na obra e que tem um grande sentido para os moradores: o Rio Doce, a Figueira e a Ibituruna.

Trata-se de um poema ilustrado, editado pela Editora Atafona (BH) com a coedição do Ateliê Edileila Portes e o apoio da Comissão Mineira de Folclore. Foi contemplado com o selo de “Altamente Recomendável” (2018), pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ.

“O esforço artístico de Edileila expressa a aflição e, ao mesmo tempo, é um rito de cura da alma ferida. Também é uma homenagem ao rio Doce, em tudo o que ele representa: a água, a vida, seus seres biológicos e mágicos. Com sua arte, ela conjuga os sentimentos de todos esses coabitantes humanos e não humanos, representados metaforicamente na obra. Nas páginas, o leitor encontrará imagens que esquadrinham, curam e conscientizam: igualmente encontrará a beleza com a qual a artista exprimiu o Rio Doce, a Figueira, a Ibituruna... Edileila denomina o crime da Samarco de “desmoronamento”: essa é uma forma poética de denúncia, impregnada de esperança, atitude e desejo de mudança para todos os coabitantes da Bacia do Rio Doce”. - (Terezinha Vilarino e Haruf Espíndola, doutores em história do Rio Doce)

Rasgos na alma: ode ao Vale do Rio Doce
Autora: Edileila Portes
Editora: Editora Atafona
Páginas: 40
Preço: R$ 87
Onde comprar: https://mpago.la/2Gsofjg

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados por editoras, de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade
Leia também
Nesta semana, o destaque vai para a obra de estreia de J. P. Resende
Nessa semana, espaço publieditorial traz quatro livros da Ases da Literatura e um da Literare Books
Escritora, roteirista e pesquisadora das artes da cena, Nayara Farias nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, e encontrou na escrita um espaço de expressão e criação
Ao longo do livro, a autora aborda situações comuns do cotidiano e propõe novas formas de olhar para os desafios
Livro convida crianças e adultos a refletirem sobre a importância de escutar as emoções, especialmente aquelas que costumam ser silenciadas
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Assim como o Renascimento europeu marcou uma era de transformação intelectual e artística, estamos vivendo algo similar
Lucas de Lucca, fundador da Editora Flyve, e Elimar Souza, editor sênior da Editora Fruto Proibido, compartilham suas experiências de inovação no setor editorial
"A IA não é moda passageira, não é brinquedinho novo, não é ameaça apocalíptica. É uma tecnologia de fundação. Daquelas que, como o próprio Thad lembra, a gente só mede o impacto depois que já está tudo mudado", afirma
Uma nova tirinha dos personagens de Estevão Ribeiro, toda sexta-feira!
Convidados compartilham experiências e reflexões sobre como ampliar o acesso à leitura em comunidades fora do centro
Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria.
Jorge Luis Borges
Escritor argentino (1899 - 1986)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar