
Os 10 melhores poemas serão classificados como finalistas, e os 3 primeiros colocados, em cada categoria, receberão prêmios em dinheiro. O concurso é aberto a qualquer pessoa, gratuitamente, sem limite de idade, brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a), ou estrangeiro(a). Os textos devem ser em língua portuguesa. A premiação, promovida pela Prefeitura Municipal de Campo Grande em parceria com a União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul, se dará no dia 31 de agosto de 2024, no Teatro Aracy Balabanian (Rua 26 de Agosto, 453 – Campo Grande / MS).
Os trabalhos deverão ser inéditos, sendo desclassificados os poemas já publicados, ou os que a Comissão Avaliadora tiver conhecimento de seu não ineditismo, como os poemas vencedores em outros concursos literários. Considera-se como publicado o poema veiculado em jornal, revista, livro, internet e/ou outros meios de difusão.
Os poetas que se inscreverem por Mato Grosso do Sul deverão comprovar que residem nas cidades sul-mato-grossenses, anexando fotocópia do comprovante de residência, que pode ser de uma das concessionárias de energia elétrica, água ou telefone. Serão aceitos todos os poemas, qualquer que seja seu estilo, com temática livre e que não excedam a 40 (quarenta) versos.
O concurso será regido por duas comissões: a Comissão Organizadora e a Comissão Avaliadora. A Comissão Organizadora será composta por membros da UBE-MS e Sectur e será responsável pela produção de todo o projeto, divulgação e supervisão de sua execução. A Comissão Avaliadora será integrada por três membros escolhidos entre escritores, professores de Língua Portuguesa, graduados e pós-graduados em Letras, Linguística e áreas afins, e atuará na apreciação do mérito literário dos poemas, levandose em conta três aspectos principais: o conteúdo temático, a originalidade e a poeticidade.
Confira o regulamento completo no site.