Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #319 – Feiras internacionais e as tendências no mercado editorial global
PublishNews, Talita Facchini, 06/05/2024
Episódio da semana recebeu as editoras Rafaella Machado (Record) e Diana Szylit (Buzz) para falarem sobre o que viram nas últimas feiras internacionais; elas também deram spoilers sobre os seus próximos lançamentos

No episódio dessa semana, o Podcast do PublishNews conversou com duas editoras que estiveram recentemente em feiras internacionais: Rafaella Machado, sócia do Grupo Editorial Record e editora-executiva dos selos Galera e Verus; e Diana Szylit, que assumiu recentemente a coordenação editorial da Buzz.

Rafaella já acumula experiência participando de feiras internacionais e esteve nos últimos meses na Feira de Londres e Bolonha, já Diana participou pela primeira vez da feira britânica.

No bate-papo, elas compartilharam as tendências do mercado editorial que viram em cada um desses eventos: os livros sobre saúde mental, cozy fiction e viagens no tempo são alguns dos exemplos.

"Uma coisa que me chamou muito a atenção, mas que nem é muito mais uma novidade é o cozy, essa coisa aconchegante, vejo isso presente em todos os gêneros. Em não ficção, com todos os temas que o gênero aborda, inclusive em negócios e até nos gêneros que a Rafa está mais acostumada a trabalhar. Estamos procurando um ambiente mais gostoso, uma leitura que vai te confortar, que vai trazer um olhar otimista”, comentou Diana. “Outra coisa que vi muito é a exigência do leitor por embasamento. Isso foi uma coisa muito pontuada nos livros de autoajuda. Vi uma demanda por leituras embasadas em artigos científicos”.

“Vejo também", concordou Rafa. "Como o assunto da saúde mental está super relevante para as novas gerações e como as narrativas que fazem bem para nossa saúde mental são priorizadas”. “E às vezes temos as tendências da própria feira, o que as pessoas estão comprando. No espaço de jovem adulto em Bolonha, por exemplo, são dragões. Todo mundo tem um dragão”, brincou Rafa. “Senti muito isso, que o dragão é o novo vampiro, mas essas narrativas mais confortáveis, mais cozy, são uma super tendência também".

O realismo mágico, o crescimento da literatura coreana e até obras sobre relacionamento aberto passaram pelo radar das duas editoras. E outro ponto importante citado por ambas é o aquecimento do mercado Brasileiro, com maior participação e movimentação nos eventos internacionais.

Rafa e Diana também falaram sobre suas experiências nas feiras, as infinitas reuniões, das edições cada vez mais globais, da importância crescente de obras em outras línguas, além do inglês, da importância das capas e deram spoilers sobre seus próximos lançamentos.

Rafa compartilhou em primeira mão que logo irá publicar a duologia The language of dragons. A obra conta a história de uma jovem que é uma das únicas que fala o idioma dos dragões e é chamada para interpretar uma guerra. A obra foi vendida para 13 países, além do Brasil. Outra novidade é o livro Silver clothes, de Laura Stevens, e que conta com um looping temporal.

Sem compartilhar o título da obra, Diana contou que logo a Buzz irá publicar um livro de não ficção e que fala sobre relacionamento aberto. "Tenho certeza de que vai ser um livro super legal, a gente tá super animado", admitiu Szylit.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Entrevista tentou evitar alguns lugares-comuns que se criaram nos últimos tempos e procurou focar em usos específicos e indicações para profissionais do mercado do livro e interessados nesses processos
Nossa equipe conversou com Luciana Gil e Alessandra Effori, da livraria Bibla, aberta em maio, e com Jessica Nolte, da Casa Cosmos, que abrirá no segundo semestre
Seiva está lançando o catálogo 'Capistas 24-25'​, reunindo trabalhos e informações de 100 capistas, como algumas de suas obras, seus contatos e suas percepções do próprio trabalho
Episódio recebe duas pessoas que também estiveram na Feira: Karine Pansa, presidente da International Publishers Association (IPA), e Leopoldo Cavalcante, editor da Aboio, selecionada pelo programa de apoio do evento
Episódio da semana recebeu o editor e autor Julius Wiedemann para falar sobre seu novo livro que decifra de maneira perspicaz as peculiaridades do nosso tempo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Entrevista tentou evitar alguns lugares-comuns que se criaram nos últimos tempos e procurou focar em usos específicos e indicações para profissionais do mercado do livro e interessados nesses processos
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews apresenta livros publicados pela Aboio e Outono Edições e escritos por Milena Martins Moura e Francirene Gripp de Oliveira
'O Cordeiro e os Pecados dividindo o pão', obra de Milena Martins Moura, aborda a ligação entre o sagrado e o desejo feminino, numa releitura subversiva das figuras femininas míticas arquetípicas
Obra infantojuvenil de Francirene Gripp de Oliveira conta a história de um dinossauro que aparece num parque de conservação ambiental em pleno Cerrado de Minas Gerais
A arte existe porque a vida não basta
Ferreira Gullar
Poeta brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar