Publicidade
Apanhadão: União Europeia investiga roubo de 170 livros raros de bibliotecas
PublishNews, Redação, 06/05/2024
Outras notícias do fim de semana: poema de mais de 300 anos é publicado pela primeira vez pela Edusp e novo livro explora diversas facetas de Chico Buarque

Quadrilha roubou 170 livros raros de diversas bibliotecas | © Divulgação Europol
Quadrilha roubou 170 livros raros de diversas bibliotecas | © Divulgação Europol
O Globo noticiou que livros russos raros do século XIX desapareceram de bibliotecas na europa. A Europol (agência policial da União Europeia) investiga ação que aparenta ser uma vasta e coordenada série de roubos de livros raros. Entre eles estão primeiras edições de Púchkin. De acordo com a reportagem, desde 2022, mais de 170 livros avaliados em mais de US$ 2,6 milhões (R$ 13,2 milhões) desapareceram de bibliotecas em Letônia, Lituânia, Alemanha, Finlândia, França, Suíça e República Tcheca. A biblioteca da Universidade de Varsóvia, na Polônia, foi a mais atingida, com 78 livros surrupiados. O Uol detalhou que a Europol diz que os suspeitos usaram um sofisticado esquema de "clonagem", trocando os originais por cópias falsificadas.

Na Ilustríssima, Sérgio Rodrigues comenta o lançamento do livro Assim nasceu uma língua (Tinta da China), com ensaios do professor Fernando Venâncio sobre a origem da língua portuguesa e sua conexão com o galego. No Painel das Letras, Walter Porto fala sobre um histórico poema sobre Minas Gerais de mais de 300 anos de idade, publicado pela primeira vez pela Edusp.

O Estado de S. Paulo noticiou a abertura da Bibla, nova livraria de rua com café em São Paulo. O estabelecimento aposta na proximidade com escolas e áreas residenciais para se tornar ponto de referência de lazer. No Estadão Recomenda, uma lista com 15 livros para dar de presente no Dia das Mães.

O Blog do Noblat, do Metrópoles, publicou uma coluna falando sobre o pensamento crítico proporcionado pela literatura e comenta o livro América latina - lado b. O cringe, o bizarro e o esdrúxulo de presidentes, ditadores e monarcas dos vizinhos do Brasil (Globo Livros), de Ariel Palacios, que esteve na Lista de Mais Vendidos do PublishNews em abril.

O caderno Pensar, do Estado de Minas, entrevistou Ana Lima Cecilio, nova curadora da Flip. A expectativa é que Ana traga para a feira sua experiência de 20 anos como livreira e editora de livros de Elena Ferrante, entre muitos outros.

O aniversário de 80 anos de Chico Buarque foi tema no Valor Econômico. O veículo falou sobre o livro Trocando em miúdos: seis vezes Chico (Record), em que o autor Tom Cardoso segmenta a história do artista em seis temas principais, que abordam questões centrais para entender a trajetória de Chico, como política, literatura, fama, polêmicas e censura.

O Nexo convidou a escritora Vanessa Barbara para indicar cinco livros que tratam da depressão e de outros transtornos mentais.

No g1, a história do jornalista potiguar cego que lança livro infantil para desmistificar deficiências. Ivete Sangalo é a autora do prefácio.

Tags: Apanhadão
[06/05/2024 10:00:00]
Matérias relacionadas
Secretaria incluiu o livro novamente após reportagem; veja também como está a situação da editora L&PM, no RS, e a repercussão da morte de Alice Munro
Veja também o levantamento da Folha que fala da queda de audiência de 'livrões' entre os mais vendidos
Entre outras notícias, lançamento de livro inédito sobre escritos Yanomami e autor de quadrinhos sobre ditadura militar fará turnê pelo Brasil
Leia também
Sede da editora em São Paulo está atuando como ponto de coleta para quem puder fazer doações
Secretaria incluiu o livro novamente após reportagem; veja também como está a situação da editora L&PM, no RS, e a repercussão da morte de Alice Munro
Em 'Como enfrentar o ódio', empresário e influenciador detalhará as formas pelas quais o ódio tomou conta do país e esteve presente em sua vida; obra será lançada ainda em 2024