Studio Plural Editora lança duas obras infantis no Flipoços
PublishNews, Redação, 29/04/2024
Lançamento de 'Cantos da Terra', de Alexandre de Sousa e ilustrado por Daniel Kondo, ocorre no dia 1º; e 'A rosa que queria ser margarida', de Bárbara Silveira Stefanelli e ilustrado por Elisa Sbardellini Aliende, no dia 4

A Studio Plural Editora, criada pela Gráfica Plural, realiza essa semana dois lançamentos dentro da programação do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços).

O primeiro deles, marcado para o dia 1º, às 14h30, no palco Sesc Sulfurosa, é o livro Cantos da Terra, escrito por Alexandre de Sousa e ilustrado por Daniel Kondo.

Na obra, segundo os autores, “as palavras seguem de mãos dadas com traços e cores, lançando sementes ao vento, ao encontro de cada leitor. Juntos – palavras, traços, cores e leitores reúnem-se numa bem-aventurada poesia que retrata e desafia cada um de nós a cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), como a visão comum para a Humanidade, um acordo entre todos os países expresso numa lista de ações a realizar em nome dos povos e do planeta.”

Para Kondo, um dos pontos centrais do livro é a participação dos leitores. “O projeto editorial do Cantos da Terra é uma proposição poético-imagética para que o público participe do livro. Os elementos gráficos que foram usados para construir as imagens (quadrado, círculo, triângulo) são formas elementares que permitem que o leitor faça sua proposta para um novo mundo e, desta forma, torne-se um coautor neste projeto. O leitor ainda recebe uma cartela com elementos para recortar e colar na sobrecapa que envolve o livro e, deste modo, fazer a sua proposta para o planeta ou, parafraseando o livro, o seu Canto da Terra”, comenta o ilustrador.

O segundo lançamento é do livro A rosa que queria ser margarida, escrito pela jornalista Bárbara Silveira Stefanelli e ilustrada pela arquiteta Elisa Sbardellini Aliende. O evento está marcado para o sábado (4), às 11h, no estande 39 do Flipoços.

A obra narra a história de uma jovem flor que resolve se transformar em algo que não é para ganhar toda a atenção da pintora Sara. Mas ao ir contra sua essência, tentando ser uma margarida, a rosa vai perdendo seu brilho e charme.

Para envolver ainda mais o leitor com a história, na capa do livro foi aplicado um aroma que lembra o cheiro de rosas. "Esse livro surgiu de um desejo profundo de compartilhar com as crianças a ideia de que cada um nasce com seus próprios dons, talentos e que podemos até perder vitalidade quando nos afastamos da nossa própria natureza. Em uma segunda camada, fala sobre a dificuldade em aceitar o que é diferente e sobre querer ser único, sentimento que muitas crianças podem enfrentar com a chegada de um irmãozinho ou de novos colegas. Espero que as crianças, e até os adultos, ao lerem este livro, possam refletir sobre seus potenciais, dons, talentos natos e enxerguem a beleza que carregam em si”, disse a autora Bárbara Stefanelli.

[29/04/2024 08:00:00]