
“O festival contará com lançamentos de livros, clubes de leitura, oficinas práticas e mesas de discussão sobre temas como tradução, literatura contemporânea e memória cultural”, avisa Melissa Velludo, livreira e editora da Degustadora, no release enviado aos jornalistas.
A abertura está marcada para sexta-feira (24), às 19h, com um encontro entre Joaquim Maria Botelho e Menalton Braff. Botelho também revisitará o legado de sua mãe, a escritora Ruth Guimarães (1920-2014), autora do clássico Água funda, de 1946, considerado o primeiro romance publicado por uma autora negra depois do término do escravidão no Brasil, em 1888.
A programação traz, ainda, autoras e autores de destaque nacional, como Carla Guerson, que participa de bate-papo na segunda (27), Renata Belmonte, que conversa com leitores na quarta (29) sobre sua obra Piscinas russas, (Tusquets, de agosto de 2025) e Luiz Puntel, para um papo com os leitores no último dia (2), sobre os seus livros na legendária coleção Vaga-lume. Entre os convidados também estão nomes como Matheus Arcaro, Marco Aurélio Lucchetti, além de oficinas com Alexandre Guidorizzi, Dandara Martins e Elaine Christina Mota.
A agenda inclui também o Happy Hour da Degustadora Editora, na sexta (31), quando será anunciado o vencedor do Concurso Literário 2025, e a tradicional Feira de Discos de Vinil vai encerrar o evento no domingo (2), com música e convívio cultural.
Programação resumida
Dia 24/10 (sexta) – Abertura com Joaquim Maria Botelho e Menalton Braff
Dia 25/10 (sábado) – Lançamento de Entre o amor, a espada e o sangue, de Vanessa Cortez; mesa sobre tradução; lançamento de Casa alheia, de Silvio D’Arzo
Dia 26/10 (domingo) – Oficinas de encadernação e carimbo ex-libris; conversa com Matheus Arcaro (O lado imóvel do tempo)
Dia 27/10 (segunda) – Encontro com Carla Guerson
Dia 29/10 (quarta) – Encontro com Renata Belmonte (Piscinas russas)
Dia 31/10 (sexta) – Happy Hour da Degustadora e Clube Gaia sobre Essa coisa viva, de Maria Esther Maciel
Dia 01/11 (sábado) – Lançamento de Enfim, a liberdade, de Menalton Braff; mesa sobre Rubens Lucchetti; Clube de Leitura Drácula; oficina de cordel
dia 02/11 (domingo) – Bate-papo com Luiz Puntel (Coleção Vaga-Lume) e Feira de Discos de Vinil