
Concebida e realizada pela Casa da Cultura (Rua da Geralda, 194 – Paraty / RJ), com patrocínio da Petrobras, a mostra permanente da Casa conduz o visitante a um passeio pela história cultural da cidade, destacando suas transformações ao longo de oito décadas – do período de seu isolamento geográfico e quase esquecimento para a “redescoberta” como um patrimônio histórico, cultural e natural.

A Petrobras se tornou patrocinadora deste projeto reconhecendo a importância da cultura como uma força transformadora e impulsionadora do desenvolvimento da cidade. Vale destacar também o caráter inovador e social da exposição, com a contribuição dos paratienses em sua construção e sua expansão virtual por meio de QR Codes no Centro Histórico.
"A publicação do catálogo vem para documentar e registrar toda a pesquisa envolvida na realização da mostra, garantindo sua perenidade e ampliando seu alcance", diz Cristina Maseda, Diretora Executiva da Casa da Cultura.
Com organização, textos e pesquisa do escritor, tradutor e gestor cultural Marcos Maffei, colaboração do repórter e pesquisador paratiente Matheus Campos e design gráfico de Luy Albino, o catálogo Para uma história cultural de Paraty: 1945 a 2019 é o segundo de uma série, que se propõe a criar publicações que transcendem a duração das exposições da Casa.
O primeiro lançamento, em março de 2024, foi o catálogo Musas Paradisíacas, do artista plástico Márcio Franco. Os catálogos são resultado de uma coedição entre a Casa da Cultura de Paraty e a Livraria das Marés, que terá exclusividade na venda.
Serviço:
- Para uma história cultural de Paraty: 1945 a 2019
- Coordenação, textos e pesquisa: Marcos Maffei
- Textos e pesquisa: Matheus Campos
- Design Gráfico: Luy Albino
- Realização: Casa da Cultura de Paraty e Livraria das Marés