
“A ideia de dedicar esta temporada à literatura portuguesa surgiu naturalmente, começou com o desejo de revisitar a obra de Valter Hugo Mãe, a partir do livro O filho de mil homens, que ganhou adaptação pela Netflix. A cada temporada trabalhamos gêneros diferentes: na primeira, escolhemos poesia e, em especial, Paulo Leminski”, explica Rosane ao PublishNews.
De 1º de outubro a 3 de dezembro, sempre às quartas-feiras, das 18h às 20h, os encontros presenciais acontecem na Livraria das Marés, no Centro Histórico de Paraty. Serão seis sessões, três delas dedicadas a O filho de mil homens (Biblioteca Azul), e as outras três ao livro O quarto do bebê (Bazar do Tempo), da escritora Anabela Mota Ribeiro.
Na edição inaugural, realizada entre maio e julho, o Clube das Marés trouxe autores ligados à Flip 2025, homenageando Paulo Leminski e explorando outros convidados da festa literária. A proposta é sempre reunir leitores e escritores em formação para discutir obras, compartilhar impressões e experimentar práticas de escrita criativa.
“Fiquei impactada pelas falas da Anabela Mota Ribeiro e senti que a narrativa de O quarto do bebê se encaixava na vontade de explorar memórias e autobiografia, dois assuntos do meu interesse. Depois de conversas com a Kiki Machado, curadora da Livraria das Marés, optamos pela temporada temática”, conta Rosane.
A cada encontro, os participantes têm acesso a uma mini biblioteca montada especialmente para o clube, espaço de apoio à leitura e às dinâmicas de escrita. A proposta é fortalecer o hábito literário em Paraty, especialmente entre jovens a partir de 18 anos.
PROGRAME-SE:
Clube das Marés – temporada Literatura Portuguesa
De 1º de outubro a 3 de dezembro, sempre às quartas-feiras (nos dias 1/10, 15/10, 29/10, 12/11, 26/11 e 13/12), das 18h às 20h
Livraria das Marés (Rua Tenente Francisco Antônio, 52, Centro Histórico — Paraty / RJ)